Embora haja consenso no Serviço Social de que a diversidade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1090559 Serviço Social
Embora haja consenso no Serviço Social de que a diversidade de arranjos familiares está intrinsecamente condicionada às transformações societárias contemporâneas, o padrão de funcionalidade esperado da família, por parcela de profissionais, continua calcado em postulações culturais tradicionais referentes aos papéis paterno e, principalmente, materno. Entrementes, há também concordância no Serviço Social de que a família não se constitui apenas uma construção privada, mas também pública, na medida em que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - é atravessada pela questão social.

Para entender essa questão, precisamos nos aprofundar no conceito de família e sua conexão com o contexto social. No Serviço Social, é amplamente reconhecido que a família não se limita a uma entidade privada dentro de quatro paredes, mas está intrinsecamente ligada às transformações sociais que ocorrem na sociedade como um todo.

A questão social é uma expressão que designa as diferentes expressões das desigualdades sociais, como pobreza, violência, discriminação, entre outros. Essas expressões afetam a dinâmica e a estrutura familiar, portanto, a família é atravessada por essas questões.

Justificando a alternativa correta: A alternativa A está correta porque reconhece que a família é afetada por questões sociais. Isso significa que os desafios e transformações que ocorrem na sociedade como um todo, como mudanças econômicas, políticas e culturais, impactam diretamente a estrutura e a funcionalidade das famílias. O Serviço Social entende que essas questões devem ser consideradas no planejamento e execução de políticas públicas.

Analisando as alternativas incorretas:

B - produz e reproduz subjetividades. Embora a família influencie comportamentos e subjetividades, a questão se concentra na questão social e não nas dimensões psicológicas ou subjetivas.

C - é plenamente aceita pela sociedade. Esta alternativa ignora as diversas formas de famílias que podem não ser aceitas por todos os segmentos da sociedade, justamente devido às suas diferenças culturais e sociais.

D - compõe os espaços alternativos. Esta expressão não é clara nem comum na literatura sobre Serviço Social, portanto, não reflete a ideia de interação com a questão social.

E - promove a socialização de valores. Embora seja verdade que a família é um espaço de socialização, a questão referia-se à relação entre a família e a questão social, o que torna essa alternativa inadequada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

? Portando, ela não é apenas uma construção privada, mas também publica e tem um papel importante na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos. E, nesse contexto, pode-se dizer que é a família que ?cobre as insuficiências das políticas públicas, ou seja, longe de ser um ?refúgio num mundo sem coração? é atravessada pela questão social (MIOTO, CAMPOS, LIMA, 2004, Apud MIOTO, 2010, p. 168)?. 

? Fonte: MIOTO, R. C. Família, trabalho com famílias e Serviço Social. Palestra proferida na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina: Serviço Social em Revista, v. 12, nº 2, 2010.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo