A energia elétrica chegou ao Brasil em 1879, mesmo ano
da invenção da lâmpada. Na ocasião, D. Pedro II
concedeu a Thomas Edison a permissão de implementar
seus equipamentos no país para fins de iluminação
pública. O primeiro espaço a receber luz elétrica no
Brasil foi a Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro
II, no Rio de Janeiro. A curiosidade fica por conta da
primeira fonte de energia usada: a eletricidade era
gerada por um dínamo acionado por locomóveis,
máquinas a vapor usadas para transportar cargas
pesadas. No entanto, para efeitos de registro, a primeira
iluminação pública externa foi instalada dois anos
depois, em 1881, em um trecho da atual Praça da
República, também no Rio.
(Disponível em: blog.esferaenergia.com.br/)
Qual é o processo predominante de transformação de
energia em um dínamo?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Veja como esse erro impacta seu desempenho geral. Ver estatísticas