Baseado em seus conhecimentos sobre a tendência pedagógica l...
Baseado em seus conhecimentos sobre a tendência pedagógica liberal renovada não-diretiva, considere as proposições a seguir:
I - Foi um movimento de reforma na educação e teve início no fim do século XIX e se fortaleceu nas primeiras décadas do século XX;
II - O educador Paulo Freire e Carl Rogers são os principais expoentes teóricos e defensores dessa tendência;
III - O professor atua como condutor do processo de aprendizagem, interferindo o mínimo possível no processo.
Dos itens acima:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A tendência Liberal Renovada Não-Diretiva (fortemente baseada em Carl Rogers) consolidou-se apenas em meados do século XX (pós-Segunda Guerra Mundial), com foco na psicologia humanista.
- Quem teve início no fim do século XIX e se fortaleceu nas primeiras décadas do XX foi a Escola Nova (Renovada Progressivista) de nomes como Dewey, Piaget e Anísio Teixeira. Misturar as duas é um erro comum de anacronismo em provas.
Essa questão cabe recurso, a resposta correta é E, eles misturaram as renovadas
NÃO DIRETIVA PORQUE O PROFESSOR DEVE SE AFASTAR E NÃO DIRECIONAR
Gabarito errado!
A própria banca reconhece a LETRA C como correta - A pedagogia liberal renovada não-diretiva , comumente conhecida como Escola Nova , é uma abordagem educacional que ganhou destaque no início do século XX
I - Incorreta: Esta descrição refere-se à tendência Liberal Renovada Progressivista (Escola Nova), liderada por figuras como Anísio Teixeira e John Dewey. A vertente Não-Diretiva ganhou força mais tarde, especialmente em meados do século XX, com um foco muito mais acentuado no aspecto psicológico do que na reforma social ou pedagógica da estrutura escolar.
II - Incorreta: Embora Carl Rogers seja, de fato, o maior expoente da pedagogia não-diretiva, Paulo Freire pertence à tendência Progressista Libertadora. Freire foca na conscientização política e social, enquanto a linha não-diretiva foca no desenvolvimento do "eu" e nos sentimentos do aluno.
III - Correta: Esta é a característica central dessa tendência. O professor assume o papel de facilitador da aprendizagem. Ele não ensina conteúdos de forma tradicional, mas cria um ambiente de aceitação e empatia para que o próprio aluno busque seu conhecimento.
melhorar por favor
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo