O esgoto sanitário apresenta concentrações elevadas de sólid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3902280 Engenharia Civil
O esgoto sanitário apresenta concentrações elevadas de sólidos orgânicos e minerais; além disso, a rede coletora de esgoto é dimensionada e operada como conduto livre. Por isso, segundo a NBR 9649/1986 Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário, há necessidade de dispositivos fixos desprovidos de equipamentos mecânicos construídos em pontos singulares da rede coletora de esgoto. Esses dispositivos têm, por finalidade, a inspeção e desobstrução das tubulações; são pontos de acesso a pessoas ou equipamentos.

Sobre as disposições construtivas da rede coletora de esgoto, considere as afirmativas a seguir:

I. Tubo de Inspeção e Limpeza (TIL) é um dispositivo não visitável que pode ser usado em substituição ao Poço de Visita (PV) na reunião de coletores com até duas entradas e uma saída, nos pontos com degrau de altura inferior a 0,50 m, independentemente da profundidade do coletor.

II. Na execução de redes de coleta de esgoto, o assentamento das tubulações deve ser feito de jusante para montante, com as bolsas voltadas para montante e, se possível, logo após a escavação da vala.

III. Pontos em que o coletor afluente apresentar degrau com altura maior ou igual a 0,50 m, em relação ao fundo do poço, devem ser utilizados PV (Poço de visita) com tubo de queda.

IV. No início da rede de coleta de esgoto (cabeceira) e na reunião de até dois trechos ao coletor, os poços de visita podem ser substituídos, respectivamente, por TL (terminal de inspeção) e por um TIL (tubo de inspeção e limpeza).

Assinale a alternativa correta.
Alternativas