Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (...
Utilize o texto abaixo para responder a questão.
“Na manhã ensolarada, caminhei à beira-mar, observando as ondas que batiam na areia. Parecia um quadro vivo, tão bonito que só podia ser comparado a uma pintura impressionista. Sentei-me na areia e vi que os barcos se moviam calmamente, e nuvens se espalhavam pelo céu, formando desenhos que mudavam a cada instante. Enquanto isso, havia muitas gaivotas sobrevoando a costa, e algumas mergulhavam em busca de peixes.”
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, analise as assertivas envolvendo a fonética de termos do texto.
(__) - Em “peixes”, podemos considerar o “x” como um dígrafo, devido ao som similar à /ch/.
(__) - “Areia” possui um ditongo em “ei”.
(__) - “Enquanto” possui todas as letras pronunciadas no trecho destacado.
(__) - O encontro consonantal em “barcos” impede a pronúncia das duas consoantes.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A classificação fonético-fonológica dos vocábulos “peixes”, “areia”, “enquanto” e “barcos” leva à sequência F-V-V-F: o “x” de “peixes” não é dígrafo; “ei” em “areia” forma ditongo; no trecho “qua” de “enquanto”, o “u” é pronunciado; e, em “barcos”, o encontro consonantal não impede a pronúncia das duas consoantes.
- Não chame de dígrafo uma letra isolada só porque ela tem determinado som; dígrafo exige duas letras para um fonema.
- Em sequências vocálicas, verifique se vogal e semivogal ficam na mesma sílaba; isso decide o reconhecimento do ditongo.
- No grupo “qu”, observe o vocábulo concreto antes de concluir que o “u” é mudo.
- Em encontro consonantal, confira se as duas consoantes são pronunciadas; a simples junção gráfica não autoriza dizer que uma delas desaparece.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A separação silábica da palavra é a-rei-a. O encontro vocálico "ei" permanece na mesma sílaba, caracterizando um ditongo decrescente (vogal "e" + semivogal "i").
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo