A afirmativa que exibe dados complementares, coerentes com a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2293825 Pedagogia
Texto para responder à questão. Leia-o atentamente.

O sistema Braille

O Sistema Braille criado por Louis Braille, em 1825, na França, é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de seis pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda de uma cela básica denominada cela Braille. A escrita Braille é realizada por movimento de perfuração, da direita para a esquerda, para produzir a escrita em relevo de forma não espelhada. Já a leitura é realizada da esquerda para a direita. Esse processo de escrita tem a desvantagem de ser lento devido à perfuração de cada ponto, exige boa coordenação motora e dificulta a correção de erros. A máquina de escrever tem seis teclas básicas correspondentes aos pontos da cela Braille. O toque simultâneo de uma combinação de teclas produz os pontos que correspondem aos sinais e símbolos desejados. É um mecanismo de escrita mais rápido, prático e eficiente. A escrita em relevo e a leitura tátil baseiam-se em componentes específicos no que diz respeito ao movimento das mãos, mudança de linha, adequação da postura e manuseio do papel. Esse processo requer o desenvolvimento de habilidades do tato que envolvem conceitos espaciais e numéricos, sensibilidade, destreza motora, coordenação bimanual, discriminação, dentre outros aspectos. Por isso, o aprendizado do sistema Braille deve ser realizado em condições adequadas, de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização dos alunos cegos. O domínio do alfabeto Braille e de noções básicas do sistema por parte dos educadores é recomendável e pode ser alcançado de forma simples e rápida, uma vez que a leitura será visual. Os profissionais da escola podem aprender individualmente ou em grupo, por meio de cursos, oficinas ou outras alternativas disponíveis. Os meios informáticos ampliam significativamente as possibilidades de produção e impressão Braille. Existem diferentes tipos de impressoras com capacidade de produção de pequeno, médio e grande portes que representam um ganho qualitativo e quantitativo no que se refere à produção Braille em termos de velocidade, eficiência, desempenho e sofisticação.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual-SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Adaptado.)
A afirmativa que exibe dados complementares, coerentes com aqueles já ofertados no texto, em relação ao sistema Braille é
Alternativas