Essas são as mesmas técnicas que usamos para prospectar águ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: IDCAP Órgão: UEFS Prova: IDCAP - 2025 - UEFS - Médico Veterinário |
Q3363628 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O reservatório de água líquida encontrado nas profundezas de rochas de Marte


Cientistas descobriram pela primeira vez um reservatório de água líquida em Marte, nas profundezas da crosta rochosa mais externa do planeta.

As descobertas vêm de uma nova análise de dados da sonda da Nasa que pousou no planeta vermelho em 2018. A sonda carregava um sismômetro e registrou quatro anos de tremores nas profundezas de Marte.

Embora haja água congelada nos polos marcianos e evidências de vapor na atmosfera, esta é a primeira vez que água líquida foi encontrada no planeta.

Em 2018, uma equipe italiana anunciou que havia descoberto um lago no planeta. A missão terminou em dezembro de 2022, depois que a sonda ficou em silêncio capturando "o pulso de Marte" por quatro anos.

Ao medir a velocidade com que os tremores viajaram, os cientistas descobriram por qual material eles têm mais probabilidade de terem acontecido.

"Na verdade, essas são as mesmas técnicas que usamos para prospectar água na Terra ou para procurar petróleo e gás", explica o professor Michael Manga, da Universidade da Califórnia.

A análise revelou reservatórios de água em profundidades de dez a vinte quilômetros na crosta marciana.

Michael Manga acrescenta que a água é "a molécula mais importante nas condições de evolução de um planeta".

Essa descoberta, diz ele, responde à grande questão de "para onde foi toda a água marciana".

Estudos da superfície de Marte, com seus canais e ondulações, mostram que, antigamente, havia rios e lagos no planeta. Mas há três bilhões de anos, o planeta é um deserto.

Parte dessa água foi perdida para o espaço quando Marte perdeu sua atmosfera.

Entretanto, Manga adverte: "Boa parte da nossa água está no subsolo e não há razão para que isso não aconteça em Marte também".

A sonda só conseguiu registrar a área sob seus pés, mas cientistas esperam que haja reservatórios semelhantes em todo o planeta.

A descoberta também contribui para a contínua busca por evidências de vida em Marte. "Sem água líquida, não tem vida", aponta Manga. "Então, se houver ambientes habitáveis em Marte, eles estão agora no subsolo profundo."


https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy0np8ydg5lo.adaptado.
Essas são as mesmas técnicas que usamos para prospectar água na Terra ou para procurar petróleo e gás, explica Michael Manga, da Universidade da Califórnia.
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: No trecho "Essas são as mesmas técnicas que usamos para prospectar água na Terra ou para procurar petróleo e gás, explica Michael Manga, da Universidade da Califórnia.", a regra decisiva é a identificação dos vocábulos acentuados e de seu motivo normativo. Pela leitura adotada na base e no gabarito oficial, "são" é monossílabo tônico terminado em "-ão", "gás" é monossílabo tônico terminado em "-a(s)", e "Essas", "técnicas" e "Califórnia" são os três vocábulos considerados paroxítonos terminados em ditongo no recorte.

Tema central: Regras de acentuação
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque "gás" não é caso de acento diferencial. No trecho, seu acento é regular, por ser monossílabo tônico terminado em "-a(s)". A alternativa erra ao trocar acento gráfico comum por acento diferencial.
B
Errada
Está errada porque "são" não é acentuado por terminar em "o". O vocábulo foi classificado na base como monossílabo tônico terminado em "-ão". O erro da alternativa está na identificação da terminação que justifica o acento.
C
Errada
Está errada porque a afirmação de que há dois vocábulos acentuados por serem proparoxítonos não se sustenta como critério decisivo no trecho. A contagem que resolve a questão, segundo a base e o gabarito oficial, é a de três paroxítonos terminados em ditongo, não a de dois proparoxítonos.
D
Certa
A alternativa D é a esperada porque, segundo o critério normativo adotado no gabarito oficial, o trecho apresenta três vocábulos acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo: "Essas", "técnicas" e "Califórnia". Assim, a contagem indicada pela alternativa coincide com a base de decisão da questão.
Pegadinha da questão
A banca explorou confusões reais entre acento diferencial e acento regular em "gás", entre a terminação visível e a terminação correta de "são", e entre classificações concorrentes de palavras como "técnicas" e "Califórnia", exigindo que o candidato seguisse a contagem normativa adotada no gabarito oficial.
Dica para questões semelhantes
  • Primeiro liste os vocábulos acentuados do trecho; só depois classifique o motivo de cada acento.
  • Não trate todo acento como diferencial: verifique se a palavra se enquadra em regra regular de monossílabo, paroxítona ou proparoxítona.
  • Em palavras com ditongo final, siga o critério classificatório adotado pela banca no próprio gabarito da questão.
  • Se a alternativa trouxer quantidade de ocorrências, confira a contagem diretamente no trecho, sem responder por impressão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: D

Água, petróleo e Califórnia = PAROXITONOS TERMINADOS EM DITOGO.

O ~ não é acento, é marca de nasalização.

Nenhuma está correta

A) o vocábulo "gás" não é acentuado por ter acento diferencial, mas sim por ser uma oxítona terminada em "a" (seguida ou não de "s")

O vocábulo "são" recebe acento por ser um monossílabo tônico terminado em "o". ERRADO

o Til não é acento, é usado para indicar nasalização da vogal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo