“No plano econômico, o período de 1973-84 marca o auge e o
esgotamento do modelo de crescimento vigente no país desde os
anos de 1950, isto é, do modelo de industrialização por
substituição de importações (ISI), comandada pelo Estado
(através de investimentos e crédito públicos) e fortemente
apoiada no endividamento externo.”
(Trecho adaptado de Economia Brasileira Contemporânea: 1945-2010, p. 74.
Giambiagi et al. 2ª edição)
Em relação ao cenário externo desse período, pode-se dizer que: