Em uma Unidade de Saúde da Família com população adscrita de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: A Resolução COFEN nº 358/2009 determina que o Processo de Enfermagem seja realizado em ambientes públicos ou privados em que ocorre cuidado profissional de enfermagem e o define em cinco etapas inter-relacionadas: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Como o caso descreve esse processo na Atenção Primária, a alternativa correta é a C.
- Se a questão citar Resolução COFEN nº 358/2009, procure as cinco etapas obrigatórias do Processo de Enfermagem e descarte alternativas que eliminem alguma delas.
- Na presença de diagnóstico médico já definido, verifique se a alternativa confunde doença com resposta humana; isso não substitui o diagnóstico de enfermagem.
- Em planejamento de enfermagem, procure metas ou resultados esperados e intervenções; se a alternativa limitar planejamento a condutas imediatas, ela tende a estar errada.
- Na APS, o Processo de Enfermagem continua válido integralmente; não aceite alternativas que o restrinjam ao hospital ou o subordinem integralmente ao ato médico.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo