O Transtorno do Processamento Sensorial se refere à tendênci...
Em relação à classificação desse processamento, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas Falsas.
( ) O Transtorno de Modulação Sensorial inclui o Transtorno de Postura.
( ) No Transtorno Motor de Base Sensorial, temos a dispraxia.
( ) O sistema visão, audição e tato estão dentro da classificação de Transtorno de Discriminação Sensorial.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: A decisão dependia da classificação do SPD em três grupos: Modulação Sensorial, Motor de Base Sensorial e Discriminação Sensorial. Nessa taxonomia, o transtorno postural fica no grupo motor, a dispraxia também, e visão, audição e tato podem ser enquadrados em discriminação sensorial; por isso, a sequência correta é F, V, V.
- Se a assertiva citar dispraxia ou transtorno postural, confira primeiro o grupo motor de base sensorial.
- Não coloque transtorno postural em modulação sensorial apenas por associação genérica com resposta ao estímulo.
- Quando a assertiva mencionar sistemas como visão, audição e tato, considere a possibilidade de enquadramento em discriminação sensorial dentro da classificação adotada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo