Uma das regras deontológicas do Código de Ética dos Servido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300608 Ética na Administração Pública
Uma das regras deontológicas do Código de Ética dos Servidores Públicos Federais (Decreto Nº 1.171/1994) é o direito à verdade
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão sobre o Código de Ética dos Servidores Públicos Federais, é essencial compreender o conceito de deontologia. A deontologia se refere ao conjunto de deveres e regras que orientam a conduta dos profissionais, garantindo práticas éticas e responsáveis.

No contexto do Decreto Nº 1.171/1994, uma das regras deontológicas fundamentais é o direito à verdade. Isso significa que os servidores públicos têm o dever de agir sempre com honestidade, proporcionando informações verdadeiras e confiáveis ao público.

Alternativa Correta: C (certo)

A alternativa C está correta porque o direito à verdade é, de fato, uma das regras deontológicas estabelecidas no Código de Ética dos Servidores Públicos Federais. Este princípio ressalta a importância da transparência e sinceridade nas ações dos servidores, assegurando que as informações sejam apresentadas de maneira íntegra e precisa.

Alternativa Incorreta: E (errado)

A alternativa E está incorreta porque nega essa regra fundamental do Código de Ética. A ética pública exige que os servidores ajam sempre de maneira a garantir a confiança do público em suas comunicações e ações.

Uma estratégia eficaz para resolver questões como esta é identificar palavras-chave no enunciado, como "deontológicas" e "direito à verdade", que já indicam a necessidade de conhecer as principais normas do Código de Ética. Além disso, sempre relacione essas palavras às suas definições ou exemplos práticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Das regras deontológicas:

VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade

humana quanto mais a de uma Nação.

VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

DDZEC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo