Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645387 Fonoaudiologia

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referentes ao câncer de laringe.


( ) Na laringectomia parcial horizontal supraglótica o foco da terapia deve ser na deglutição, a fonte sonora está quase sempre inalterada.

( ) Na laringectomia total com prótese fonatória, a fonte sonora mais comum é a voz esofágica.

( ) Tanto a localização como o estadiamento do tumor vão auxiliar a definição do melhor tratamento para o paciente.

( ) Nos casos de tumores do soalho da boca, a fase oral da deglutição não está comprometida.

( ) Na ablação completa da laringe – laringectomia total - a respiração passa a ser desviada diretamente da traqueia para o meio ambiente.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o câncer de laringe, um tema importante na fonoaudiologia, especialmente quando se trata da voz e deglutição.

Alternativa Correta: D - V • F • V • F • V

A seguir, abordamos cada afirmativa, identificando sua veracidade e explicando os conceitos envolvidos:

(1) Na laringectomia parcial horizontal supraglótica, o foco da terapia deve ser na deglutição, a fonte sonora está quase sempre inalterada. - Verdadeiro

Nesta cirurgia, partes da laringe são removidas, mas as cordas vocais podem permanecer intactas, portanto, a produção sonora pode não ser afetada. O principal desafio será a reabilitação da deglutição, devido à alteração da anatomia faríngea.

(2) Na laringectomia total com prótese fonatória, a fonte sonora mais comum é a voz esofágica. - Falso

Na laringectomia total, a prótese fonatória é implantada para permitir a produção de som por meio do ar que passa do esôfago para a boca. A voz esofágica não é o método mais comum quando a prótese está presente; a prótese permite uma voz traqueoesofágica.

(3) Tanto a localização como o estadiamento do tumor vão auxiliar a definição do melhor tratamento para o paciente. - Verdadeiro

Esses fatores são cruciais na determinação do tratamento mais adequado, influenciando decisões sobre cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, conforme orientações da American Cancer Society.

(4) Nos casos de tumores do soalho da boca, a fase oral da deglutição não está comprometida. - Falso

Tumores no soalho da boca frequentemente afetam a fase oral da deglutição devido a alterações na mobilidade da língua e controle oral, comprometendo a formação e transporte do bolo alimentar.

(5) Na ablação completa da laringe – laringectomia total - a respiração passa a ser desviada diretamente da traqueia para o meio ambiente. - Verdadeiro

Após a laringectomia total, a traqueia é conectada diretamente ao exterior por meio de um estoma traqueal, separando completamente o trato respiratório do trato digestivo.

Compreender essas diferenças é essencial para a atuação profissional em fonoaudiologia, especialmente em casos de reabilitação após cirurgias de câncer de laringe.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo