A forma de tratamento “Digníssimo” deve ser empregada caso o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q321813 Redação Oficial
Acerca das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial, julgue os itens a seguir.
A forma de tratamento “Digníssimo” deve ser empregada caso o destinatário da comunicação oficial ocupe cargo hierarquicamente superior ao do remetente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E (Errado)

1. Tema central da questão

A questão aborda o uso correto das formas de tratamento nas comunicações oficiais, um tema fundamental para quem se prepara para concursos públicos, especialmente aqueles que exigem conhecimento em redação oficial. É importante saber qual vocativo utilizar em documentos oficiais, respeitando as normas da Administração Pública.

2. Resumo teórico

As formas de tratamento nas comunicações oficiais seguem normas estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República (MRPR). Nessa diretriz, recomenda-se evitar termos como “Digníssimo”, “Excelentíssimo” ou “Ilustríssimo” para a maioria das autoridades. O termo “Digníssimo” (Digníssimo Senhor ou Digníssima Senhora) já não é recomendado nas redações oficiais modernas. O MRPR orienta o uso de “Senhor” ou “Senhora”, seguido do cargo, independentemente da hierarquia entre remetente e destinatário.

3. Justificativa da alternativa correta

O item está ERRADO porque o uso do termo “Digníssimo” não é recomendado para comunicações oficiais, nem mesmo quando o destinatário é hierarquicamente superior ao remetente. O correto é utilizar apenas “Senhor” ou “Senhora” (ex: “Senhor Diretor”), conforme o cargo, conforme o Manual de Redação da Presidência da República (2019, seção 8.2).

4. Estratégias de interpretação e pegadinhas

Esteja atento a expressões como “deve ser empregado” em enunciados, pois indicam obrigatoriedade e podem trazer pegadinhas. O examinador pode sugerir termos ultrapassados ou não recomendados pelas normas vigentes, como neste caso. Sempre consulte o manual atualizado e desconfie de vocativos muito formais ou rebuscados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

Antigamente havia 16 fechos diferentes nas comunicações oficiais, entre eles "DIGNÍSSIMO", porém atualmente só existe dois fechos:

atenciosamente: usado para autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior

respeitosamente: usado para autoridades superiores

ERRADO. De acordo com o MRPR , em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD). A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

Forma de tratamento é diferente de fechos de comunicação, conforme o colega acima colocou.
A questão pediu a forma de tratamento. Mas mesmo assim, está errada a questão pois o termo digníssimo foi abolido.

 Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.


Somos o que repetidamente fazemos.
Se  com apenas dois fechos a galera ainda erra, imaginem se ainda existissem  esses 16?

Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo