A forma de tratamento “Digníssimo” deve ser empregada caso o...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E (Errado)
1. Tema central da questão
A questão aborda o uso correto das formas de tratamento nas comunicações oficiais, um tema fundamental para quem se prepara para concursos públicos, especialmente aqueles que exigem conhecimento em redação oficial. É importante saber qual vocativo utilizar em documentos oficiais, respeitando as normas da Administração Pública.
2. Resumo teórico
As formas de tratamento nas comunicações oficiais seguem normas estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República (MRPR). Nessa diretriz, recomenda-se evitar termos como “Digníssimo”, “Excelentíssimo” ou “Ilustríssimo” para a maioria das autoridades. O termo “Digníssimo” (Digníssimo Senhor ou Digníssima Senhora) já não é recomendado nas redações oficiais modernas. O MRPR orienta o uso de “Senhor” ou “Senhora”, seguido do cargo, independentemente da hierarquia entre remetente e destinatário.
3. Justificativa da alternativa correta
O item está ERRADO porque o uso do termo “Digníssimo” não é recomendado para comunicações oficiais, nem mesmo quando o destinatário é hierarquicamente superior ao remetente. O correto é utilizar apenas “Senhor” ou “Senhora” (ex: “Senhor Diretor”), conforme o cargo, conforme o Manual de Redação da Presidência da República (2019, seção 8.2).
4. Estratégias de interpretação e pegadinhas
Esteja atento a expressões como “deve ser empregado” em enunciados, pois indicam obrigatoriedade e podem trazer pegadinhas. O examinador pode sugerir termos ultrapassados ou não recomendados pelas normas vigentes, como neste caso. Sempre consulte o manual atualizado e desconfie de vocativos muito formais ou rebuscados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
Antigamente havia 16 fechos diferentes nas comunicações oficiais, entre eles "DIGNÍSSIMO", porém atualmente só existe dois fechos:
atenciosamente: usado para autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior
respeitosamente: usado para autoridades superiores
Forma de tratamento é diferente de fechos de comunicação, conforme o colega acima colocou.
A questão pediu a forma de tratamento. Mas mesmo assim, está errada a questão pois o termo digníssimo foi abolido.
Somos o que repetidamente fazemos.
Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo