No Brasil, a origem das instituições escolares foi marcada p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2024 - IF-MT - Pedagogo |
Q3514999 Pedagogia
No Brasil, a origem das instituições escolares foi marcada pela chegada dos jesuítas, que criaram a primeira escola brasileira. Assim, ao longo de quase quatro séculos, podem-se identificar os quatro primeiros períodos em que as instituições escolares no Brasil constituíram um fenômeno restrito a pequenos grupos.

Sobre esse tema, considere as assertivas a seguir.

I. O primeiro período (1549-1759) é dominado pelos colégios jesuítas.
II. O segundo (1759-1827) está representado pelas “aulas régias”, instituídas pela reforma pombalina como uma primeira tentativa de instaurar uma escola pública estatal inspirada nas ideias iluministas.
III. O terceiro período (1827-1890) consiste nas primeiras tentativas, descontínuas e intermitentes, de organizar a educação como responsabilidade do poder público, representado pelo governo imperial e pelos governos das províncias.
IV. O quarto (1890-1931) é marcado pela criação das escolas primárias nos estados, na forma de grupos escolares, impulsionada pelo ideário do iluminismo republicano.
Fonte: Dermeval Saviani. História da História da educação no Brasil: um Balanço prévio e necessário. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. especial, p. 147-167, 2008.


Estão CORRETAS:
Alternativas