O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e complex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3795034 Pedagogia
O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e complexo, fundamental para orientar as práticas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) destacam a indissociabilidade do cuidar e do educar como eixo central dessa prática. Considerando essa concepção, analise as afirmativas.

I. A ação de "cuidar" refere-se aos aspectos biológicos e de segurança física (alimentar, trocar, higienizar), sendo uma ação puramente assistencial e separada da ação de "educar".
II. O princípio da indissociabilidade entre cuidar e educar significa que todos os momentos da rotina, incluindo a higiene e a alimentação, são oportunidades pedagógicas de interação, construção de vínculos e aprendizagem.
III. O desenvolvimento infantil é visto como um processo integral, onde as dimensões afetiva, cognitiva, social e física estão profundamente interligadas e influenciam-se mutuamente.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009, art. 8º, § 1º, I, II e III: "§ 1º Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem: I - a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo; II - a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural da criança; III - a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;" A proposição I contraria esse comando ao separar cuidar e educar; já as proposições II e III estão em conformidade com a indissociabilidade do cuidado e com a concepção de desenvolvimento infantil integral, razão pela qual o gabarito é D.

Tema central: Indissociabilidade entre cuidar e educar
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque inclui a proposição I. O erro jurídico de I é afirmar que o cuidar seria ação puramente assistencial e separada do educar, o que contraria diretamente a Resolução CNE/CEB nº 5/2009, art. 8º, § 1º, I: "á educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo".
B
Errada
Incorreta porque também inclui a proposição I, que é juridicamente incompatível com a diretriz normativa da Educação Infantil. Ainda que a proposição II esteja correta, a alternativa não pode ser aceita porque não apresenta apenas proposições corretas.
C
Errada
Incorreta porque contém a proposição I, que viola a vedação conceitual de separar cuidado e educação na Educação Infantil. A proposição III está de acordo com a ideia de desenvolvimento integral, mas a incorreção de I basta para excluir a alternativa.
D
Certa
A alternativa D está correta porque reúne apenas as proposições II e III. A II está amparada pela regra de que o cuidado é indissociável do processo educativo, de modo que higiene, alimentação e demais momentos da rotina integram o trabalho pedagógico. A III também está correta porque a norma adota a indivisibilidade das dimensões do desenvolvimento infantil, e a LDB, no art. 29, define a Educação Infantil como voltada ao desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Pegadinha da questão
A banca explorou a confusão entre cuidado como mera assistência física e cuidado como parte do processo educativo. A norma vigente não admite essa separação.
Dica para questões semelhantes
  • Em Educação Infantil, trate cuidado e educação como unidades inseparáveis; se a alternativa os separar, a tendência é estar errada.
  • Momentos de higiene, alimentação e rotina não são juridicamente externos ao pedagógico quando a norma afirma a indissociabilidade do cuidado.
  • Quando o item falar em desenvolvimento infantil, confira se ele respeita a ideia de integralidade e de dimensões interligadas da criança.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo