Recém-nascido, masculino, de 26 dias de vida, retorna à mat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2026 Banca: FGV Órgão: SES-TO Prova: FGV - 2026 - SES-TO - Médico RQE - Pediatra |
Q4436995 Medicina
Recém-nascido, masculino, de 26 dias de vida, retorna à maternidade para avaliação, devido a quadros de vômitos recorrentes. Refere que os vômitos iniciaram com uns 15 dias de vida, inicialmente em pequenas quantidades, tipo golfadas. Na última semana tornaram-se mais frequentes, com características de vômitos em jato, volumoso, não bilioso, após as mamadas.
Está em aleitamento materno exclusivo, com boa pega e apetite voraz após os vômitos. Gestação sem intercorrências, nascido de parto vaginal, a termo, apgar 8/9, pesando 3180 g, alta com 48 hs de vida.
Ao exame físico, RN em bom estado geral, ativo, eupneico, eucárdico e afebril. Peso atual 3100 g. No abdome palpa-se uma massa, a 1,5 cm acima da cicatriz umbilical. Sem outras alterações no exame físico.
Sobre o caso, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas