A atuação do psicólogo escolar, a partir de uma perspectiva...
I. Deve analisar a queixa escolar (ex: "o aluno não aprende") de forma contextualizada, compreendendo-a não como um problema individual do aluno, mas como um sintoma que pode estar relacionado a fatores institucionais, pedagógicos, familiares e sociais.
II. A intervenção deve focar-se em promover espaços de diálogo e reflexão com professores, coordenadores e familiares, buscando construir estratégias coletivas para superar os obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem.
III. A principal função do psicólogo escolar é aplicar testes de inteligência nos alunos com dificuldades para produzir laudos que justifiquem seu encaminhamento para serviços de saúde, isentando a escola de sua responsabilidade no processo.
Está correto o que se afirma em: