Durante plantão em unidade de internação, um enfermeiro é s...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: A questão se resolve pela competência legal privativa do enfermeiro prevista na Lei nº 7.498/1986, art. 11, e regulamentada pelo Decreto nº 94.406/1987. Como o enunciado descreve um procedimento privativo do enfermeiro e testa hipóteses de autorização verbal do médico, experiência prévia do técnico e ausência do enfermeiro, conclui-se que nenhum desses fatores transfere a atribuição ao técnico, mantendo correta a alternativa C.
- Se o enunciado disser que a atividade é privativa do enfermeiro, descarte alternativas que tentem transferi-la ao técnico por ordem verbal, costume do serviço ou experiência prévia.
- Use a Lei nº 7.498/1986, art. 11, como filtro: consulta de enfermagem, prescrição de enfermagem e cuidados de maior complexidade técnica com decisão imediata pertencem ao enfermeiro.
- Lembre que o Decreto nº 94.406/1987 coloca o técnico em atividades de nível médio sob supervisão do enfermeiro, sem equivalência funcional com atos privativos.
- Registro documental, supervisão presencial ou carência de pessoal não criam competência legal que a norma não conferiu.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo