É uma forma de propagação de frutíferas, que consiste no an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2467863 Engenharia Agrícola
É uma forma de propagação de frutíferas, que consiste no anelamento de um galho ou ramo, envolvendo a parte anelada com substrato úmido amarrado em recipiente escuro:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: D - Alporquia

O tema central desta questão é a técnica de propagação vegetativa de frutíferas, que é um método importante na agricultura para a reprodução de plantas de maneira assexuada. Esse tipo de propagação é essencial para a produção agrícola, pois permite a multiplicação de plantas com características específicas desejadas, como resistência a pragas ou qualidade do fruto.

Resumo Teórico: A alporquia é uma técnica de propagação vegetativa onde se faz um anelamento em um galho ou ramo de uma planta, removendo uma faixa de casca. Em seguida, essa parte anelada é envolvida com um substrato úmido, geralmente terra ou musgo, e amarrada em um recipiente escuro. Isso estimula o crescimento de raízes na área anelada, permitindo que o ramo seja posteriormente cortado e plantado como uma nova planta independente.

Justificativa da Alternativa Correta: A alporquia é descrita no enunciado da questão de forma clara, mencionando o anelamento e o envolvimento com substrato úmido e recipiente escuro. Esta técnica é usada principalmente para espécies que não enraízam facilmente por outros métodos de propagação.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Enxertia: Este método de propagação envolve a união de duas plantas, geralmente um porta-enxerto e um enxerto, para que cresçam como uma só. Não envolve anelamento nem substrato úmido.

B - Encostia: É uma técnica menos comum e envolve encostar um ramo de uma planta a outra planta ou parte dela, para estimular o enraizamento. Não é o método descrito no enunciado.

C - Mergulhia: Consiste em enterrar parte de um ramo enquanto ainda está ligado à planta mãe, para que crie raízes. Novamente, não envolve o anelamento com substrato úmido como descrito na alporquia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo