Em “Agora nem mesmo a realidade é necessária para que as fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218488 Português
Texto 1
Leia o texto a seguir:

Não podemos mais acreditar em nada do que vemos?
Com inteligência artificial, até especialistas às vezes têm dificuldade para dizer se uma foto é real ou não

Ver não é crer há muito tempo. As fotos são falsificadas e manipuladas há quase tanto tempo quanto existe a fotografia.

Agora nem mesmo a realidade é necessária para que as fotos pareçam autênticas – apenas inteligência artificial respondendo a um comando. Mesmo os especialistas às vezes têm dificuldade para dizer se uma foto é real ou não. Você consegue?

O rápido advento da inteligência artificial disparou alarmes de que a tecnologia usada para enganar as pessoas está avançando muito mais depressa do que a tecnologia que identifica os truques. Empresas de tecnologia, pesquisadores, agências de fotografia e organizações de notícias estão se esforçando para se atualizar, tentando estabelecer padrões de proveniência e propriedade do conteúdo.

Os avanços já estão alimentando a desinformação e sendo usados para instigar divisões políticas. Governos autoritários criaram emissoras de notícias aparentemente realistas para promover seus objetivos políticos. No mês passado, algumas pessoas acreditaram em imagens que mostravam o papa Francisco vestindo uma jaqueta acolchoada e um terremoto devastando o noroeste do Pacífico, embora nenhum desses fatos tenha ocorrido. As imagens foram criadas usando o Midjourney, um popular gerador de imagens.

Na terça-feira (4), quando o ex-presidente americano Donald Trump se apresentou no gabinete do promotor distrital de Manhattan em Nova York para enfrentar acusações criminais, imagens geradas por inteligência artificial apareceram no Reddit mostrando o ator Bill Murray como presidente na Casa Branca. Outra imagem mostrando Trump marchando na frente de uma multidão com bandeiras americanas ao fundo foi rapidamente compartilhada novamente no Twitter sem a informação que acompanhava a postagem original, de que na verdade não era uma fotografia.

Especialistas temem que a tecnologia possa acelerar a erosão da confiança na mídia, no governo e na sociedade. Se qualquer imagem pode ser fabricada – e manipulada –, como podemos acreditar em alguma coisa que vemos?

“As ferramentas vão melhorar, vão ficar mais baratas e chegará o dia em que não poderemos acreditar em nada do que vemos na internet”, disse Wasim Khaled, CEO da Blackbird.AI, empresa que ajuda clientes a combater a desinformação.

A inteligência artificial permite que praticamente qualquer pessoa crie obras de arte complexas, como as agora expostas na galeria de arte Gagosian em Nova York, ou imagens realistas que borram a linha entre o que é real e o que é ficção. Insira uma descrição de texto e a tecnologia produzirá uma imagem relacionada, sem necessidade de habilidades especiais.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/04/nao-podemos-mais-acreditarem-nada-do-que-vemos.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_
Em “Agora nem mesmo a realidade é necessária para que as fotos pareçam autênticas” (2º parágrafo), o verbo destacado está no:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que envolve o verbo "pareçam" no contexto apresentado. O foco aqui é determinar em que modo verbal esse verbo se encontra.

1. Interpretação do tema: A questão aborda a morfologia verbal, especificamente o modo verbal em que o verbo está conjugado. Para isso, precisamos conhecer os modos do verbo: indicativo, subjuntivo e imperativo.

2. Norma gramatical: O modo subjuntivo é utilizado para expressar situações hipotéticas, desejos, dúvidas ou incertezas, enquanto o indicativo é usado para afirmar algo real ou certo. O imperativo tem a função de dar ordens ou fazer pedidos, e o futuro do subjuntivo é utilizado para indicar uma ação que pode ocorrer no futuro, sob determinadas condições.

3. Análise da alternativa correta: O verbo "pareçam" está no presente do subjuntivo. Essa forma é utilizada porque a frase expressa uma situação de possibilidade ou incerteza em relação à autenticidade das fotos. O uso do subjuntivo aqui indica um desejo ou uma condição que pode ou não se concretizar.

4. Justificativa das alternativas incorretas:

A - presente do indicativo: Esta alternativa é incorreta porque o indicativo expressa certeza, e o contexto da frase envolve dúvida sobre a realidade das fotos.

C - imperativo afirmativo: O modo imperativo é utilizado para ordens ou solicitações, o que não se aplica ao verbo "pareçam", que não está sendo utilizado para dar uma ordem.

D - futuro do subjuntivo: O futuro do subjuntivo é usado para ações futuras condicionais, o que também não se encaixa no uso do verbo "pareçam" no contexto da frase, que se refere a uma condição presente.

Portanto, a alternativa correta é a letra A - presente do subjuntivo, pois reflete a incerteza e a possibilidade associadas à percepção das imagens.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Presente do Subjuntivo

que eu pareça

que tu pareças

que ele pareça

que nós pareçamos

que vós pareçais

que eles pareçam

Gabarito A

Diferente do modo subjuntivo, o  é usado para indicar uma ação que ocorre no momento da fala. Também indica uma ação habitual, uma verdade ou sugere algumas características do sujeito.

Já o presente do subjuntivo é usado para falar de ações incertas ou hipotéticas. Também é empregado para indicar um fato que pode ocorrer no presente.

As fotos parecem realistas. - Presente do indicativo.

... Para que as fotos pareçam realistas - Presente do subjuntivo ( possibilidade)

quando for subjuntivo, coloque QUE, SE e QUANDO para identificar o tempo verbal

QUE eles apareçam - presente do subjuntivo

SE eles aparecessem - pretérito do subjuntivo

QUANDO eles aparecerem - futuro do subjuntivo.

GAB A

EXPRESSA DESEJO - SUBJUNTIVO

O CONTEXTO TRATA NO PRESENTE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo