Alguns estudos vêm buscando construir modelos teóricos de c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3332243 Comunicação Social
Alguns estudos vêm buscando construir modelos teóricos de comunicação pública da ciência. Sobre esses modelos, avalie os itens abaixo.

I. São eles: Modelo de Déficit, Modelo Contextual, Modelo de Conhecimento Leigo e Modelo de Engajamento Público.

II. O Modelo de Défict prevê a transmissão linear de informações de especialistas para o público.

III. O Modelo Contextual tem sido criticado por ser apenas uma versão mais sofisticada do Modelo de Déficit.


Dos itens acima:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - todos estão corretos.

Vamos analisar cada item para entender por que essa é a resposta certa:

I. São eles: Modelo de Déficit, Modelo Contextual, Modelo de Conhecimento Leigo e Modelo de Engajamento Público.

Este item está correto. Modelos de comunicação pública da ciência são abordagens teóricas que descrevem como a ciência pode ser comunicada ao público. O Modelo de Déficit sugere que o público tem um déficit de conhecimento científico, o Modelo Contextual leva em consideração o contexto em que a informação é recebida, o Modelo de Conhecimento Leigo valoriza o entendimento popular e o Modelo de Engajamento Público promove participação ativa do público.

II. O Modelo de Défict prevê a transmissão linear de informações de especialistas para o público.

Este item também está correto. O Modelo de Déficit é caracterizado pela ideia de que a comunicação científica é um processo unidirecional onde os especialistas transmitem informações para um público que supostamente tem pouco ou nenhum conhecimento prévio, sem levar em conta o feedback ou o entendimento do público.

III. O Modelo Contextual tem sido criticado por ser apenas uma versão mais sofisticada do Modelo de Déficit.

Este item está correto. Embora o Modelo Contextual busque adaptar a comunicação científica ao contexto específico e ao público-alvo, ele é por vezes visto como uma extensão do Modelo de Déficit, pois ainda pode não considerar o feedback contínuo e a interação plena com o público.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para reforçar nosso entendimento:

B - apenas II e III estão corretos.
Esta alternativa está incorreta porque todos os itens (I, II e III) estão corretos.

C - apenas III está correto.
Esta alternativa está incorreta pois os itens I e II também estão corretos.

D - apenas I está correto.
Esta alternativa está incorreta, já que os itens II e III também são corretos.

E - apenas II está correto.
Esta opção está incorreta, uma vez que todos os itens são verdadeiros.

Entender esses modelos teóricos é crucial para um Tecnologista na área de Comunicação Social, pois permite promover uma comunicação mais eficaz, considerando diferentes públicos e contextos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo