Alguns estudos vêm buscando construir modelos teóricos de c...
I. São eles: Modelo de Déficit, Modelo Contextual, Modelo de Conhecimento Leigo e Modelo de Engajamento Público.
II. O Modelo de Défict prevê a transmissão linear de informações de especialistas para o público.
III. O Modelo Contextual tem sido criticado por ser apenas uma versão mais sofisticada do Modelo de Déficit.
Dos itens acima:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - todos estão corretos.
Vamos analisar cada item para entender por que essa é a resposta certa:
I. São eles: Modelo de Déficit, Modelo Contextual, Modelo de Conhecimento Leigo e Modelo de Engajamento Público.
Este item está correto. Modelos de comunicação pública da ciência são abordagens teóricas que descrevem como a ciência pode ser comunicada ao público. O Modelo de Déficit sugere que o público tem um déficit de conhecimento científico, o Modelo Contextual leva em consideração o contexto em que a informação é recebida, o Modelo de Conhecimento Leigo valoriza o entendimento popular e o Modelo de Engajamento Público promove participação ativa do público.
II. O Modelo de Défict prevê a transmissão linear de informações de especialistas para o público.
Este item também está correto. O Modelo de Déficit é caracterizado pela ideia de que a comunicação científica é um processo unidirecional onde os especialistas transmitem informações para um público que supostamente tem pouco ou nenhum conhecimento prévio, sem levar em conta o feedback ou o entendimento do público.
III. O Modelo Contextual tem sido criticado por ser apenas uma versão mais sofisticada do Modelo de Déficit.
Este item está correto. Embora o Modelo Contextual busque adaptar a comunicação científica ao contexto específico e ao público-alvo, ele é por vezes visto como uma extensão do Modelo de Déficit, pois ainda pode não considerar o feedback contínuo e a interação plena com o público.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para reforçar nosso entendimento:
B - apenas II e III estão corretos.
Esta alternativa está incorreta porque todos os itens (I, II e III) estão corretos.
C - apenas III está correto.
Esta alternativa está incorreta pois os itens I e II também estão corretos.
D - apenas I está correto.
Esta alternativa está incorreta, já que os itens II e III também são corretos.
E - apenas II está correto.
Esta opção está incorreta, uma vez que todos os itens são verdadeiros.
Entender esses modelos teóricos é crucial para um Tecnologista na área de Comunicação Social, pois permite promover uma comunicação mais eficaz, considerando diferentes públicos e contextos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo