O texto fala de “uma relação ruim com a lei geral” po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q385868 Português
                    O JEITINHO BRASILEIRO

(Roberto da Matta)


O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção?
Se a regra transgredida não causa prejuízo, temos o “jeitinho” positivo e, direi eu, ético. Por exemplo: estou tranquilo na fila, chega uma senhora que parece preocupada, precisando pagar sua conta que vence aquele dia e pede para passar na frente. Não há o que reclamar dessa forma de “jeitinho”, que permaneceria universal porque poderia ocorrer na maioria dos países conhecidos, exceto talvez na Alemanha ou na Suíça, onde um trem sai às 14:57! E sai mesmo: eu fiz o teste.
A questão sociológica que o “jeitinho” apresenta, porém, é outra. Ela mostra uma relação ruim com a lei geral, com a norma desenhada para todos os cidadãos, com o pressuposto que essa regra universal produz legalidade e cidadania! Eu pago meus impostos integralmente e por isso posso exigir dos funcionários públicos do meu país. Tenho o direito - como cidadão - de tomar conta da Biblioteca Nacional, que também é minha. Agora, se eu dou um jeito nos meus impostos porque o delegado da receita federal é meu amigo ou parente e faz a tal “vista grossa”, aí temos o “jeitinho” virando corrupção.


O texto fala de “uma relação ruim com a lei geral” porque essa lei:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para interpretar corretamente a questão apresentada, é essencial compreender que ela está centrada na interpretação de texto. O texto de Roberto da Matta explora a relação entre o "jeitinho brasileiro" e a legalidade, destacando uma "relação ruim com a lei geral".

O principal desafio aqui é identificar a razão pela qual o texto menciona essa "relação ruim". A alternativa correta é C - não possui legalidade ou cidadania. Essa escolha é justificada pelo trecho do texto que discute a falha em respeitar normas que deveriam ser universais e que promovem a cidadania.

Vamos analisar por que as demais opções estão incorretas:

  • A - é criada sem o consenso dos cidadãos: O texto não menciona a criação das leis sem consenso popular. A crítica está na aplicação e respeito às leis já existentes.
  • B - é produzida de forma a atender a interesses de classe: Embora essa seja uma crítica comum em outros contextos, o texto não faz essa relação com o jeitinho brasileiro.
  • D - não traz implícitos os meios de fiscalização: O autor não discute a questão da fiscalização das leis, mas sim a atitude dos indivíduos perante elas.
  • E - é desconhecida pela grande maioria dos brasileiros: O texto não sugere que o problema está no desconhecimento das leis, mas sim na escolha consciente de não segui-las.

Uma estratégia eficaz para resolver questões de interpretação de texto é identificar palavras-chave e expressões centrais que revelam o ponto de vista do autor. Nesse caso, note como o autor usa a expressão "relação ruim com a lei geral" para dar a entender que há um problema de conduta em relação às normas que deveriam ser universais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém poderia explicar?

Acho que esse gabarito é devido à palavra "pressuposto" em "com o pressuposto que essa regra universal produz legalidade e cidadania!".


Seria algo como: Pressupõe-se que essa regra produz legalidade e cidadania, quando na verdade NÃO produz.

FGV, esse gab é lamentável.


A questão ficou confusa, contudo a "lei" a que a questão se refere é a "regra universal do jeitinho" que está no texto.

Por isso a confusão.

O jeitinho não tem legalidade ou cidadania.


Questão confusa mesmo Daniel Gelbcke, mas obrigada pelo auxílio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo