Considere que um engenheiro eletricista devidamente credenci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475221 Engenharia Elétrica
Considere que um engenheiro eletricista devidamente credenciado tenha projetado as instalações elétricas de um edifício novo. O engenheiro foi o responsável técnico pelos projetos de alimentação das bombas de água, grupo gerador, subestação, iluminação, proteção contra descargas atmosféricas e tomadas. Contudo, verificou-se que os disjuntores de alguns aparelhos de ar condicionado, localizados distantes dos quadros de distribuição, desarmaram durante os testes de funcionamento. A solução adotada pelo engenheiro foi trocar os disjuntores por equipamentos de maior capacidade. Com base nessa situação e nas normas de instalações elétricas em baixa tensão, acionamentos elétricos e segurança em instalações elétricas, julgue o  próximo  item.

As curvas de disparo B, C e D correspondem à característica de atuação do disparador térmico dos disjuntores.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A característica de atuação do disparador térmico dos disjuntores se mantém a mesma. As curvas B, C e D correspondem à característica de atuação do disparador magnético.

As curvas de disparo B, C e D correspondem à característica de atuação do disparador MAGNÉTICO dos disjuntores.

Portanto o item está errado!

Errado

As curvas de disparo B, C e D de um disjuntor termomagnético correspondem à característica de atuação do seu disparador magnético (responsável pela proteção contra curtos-circuitos),

  • Disparador Térmico (Sobrecarga): Protege contra sobrecorrentes de longa duração baseando-se no aquecimento de uma lâmina bimetálica. A faixa de atuação térmica é praticamente a mesma para os disjuntores de curva B, C ou D (normalmente atuando de forma temporizada a partir de 1,13 a 1,45 vezes a corrente nominal).
  • Disparador Magnético (Curto-circuito): Atua de forma instantânea por meio de uma bobina eletromagnética. As letras determinam exatamente o múltiplo da corrente nominal (In) necessário para provocar o disparo magnético imediato:
  • Curva B: Dispara instantaneamente entre 3 e 5 vezes a In.
  • Curva C: Dispara instantaneamente entre 5 e 10 vezes a In.
  • Curva D: Dispara instantaneamente entre 10 e 20 vezes a In.

Siga-me @rexconcurseiro

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo