De acordo com as correntes do pensamento arquivístico inter...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Paradigma Custodial (Tradicional): Antigamente, o foco da arquivologia era puramente a guarda (custódia) física do papel. O arquivista era o "guardião do castelo" que protegia o documento do tempo e do acesso.
- Paradigma Pós-Custodial (Contemporâneo): Com o avanço da tecnologia e dos documentos digitais, o foco mudou. Não importa tanto onde o documento está fisicamente guardado, mas sim a informação que ele carrega e como ela circula. A Arquivologia passa a ser vista como uma subárea da Ciência da Informação.
Essa transição teórica específica — que defende com unhas e dentes a Arquivologia dentro da Ciência da Informação sob a ótica pós-custodial — foi formalizada e amplamente difundida por dois grandes teóricos e professores portugueses da Universidade do Porto: Armando Malheiro da Silva e Fernanda Ribeiro.
Eles publicaram obras fundamentais nos anos 90 e 2000 que redefiniram esse pensamento no mundo luso-brasileiro, e as bancas de concurso (como a Vunesp, Cespe, etc.) adoram cobrar a origem dessa corrente acadêmica baseada nos estudos deles.
Gemini
A alternativa correta é a A: portuguesa.
Explicação:
A virada paradigmática que reposiciona a Arquivologia como uma disciplina inserida no campo da Ciência da Informação, sob a transição do paradigma custodial (patrimonial/físico) para o pós-custodial (informacional/acesso/tecnológico), tem suas bases teóricas fortemente consolidadas pela escola portuguesa de arquivologia.
Essa corrente teórica ganhou destaque internacional impulsionada por pesquisadores da Universidade do Porto (como Armando Malheiro da Silva e Fernanda Ribeiro), que defenderam a Arquivologia não mais como uma simples técnica de custódia física de papéis, mas como uma ciência da informação social aplicada e focada no fluxo e na mediação da informação independentemente do suporte.
Resumo das principais correntes contemporâneas para provas:
- Corrente Portuguesa: Paradigma Custodial vs. Pós-Custodial / Arquivologia dentro da Ciência da Informação.
- Corrente Australiana: Records Continuum (continuum de documentos / gestão integrada sem divisão rígida de idades).
- Corrente Canadense: Arquivística Integrada e Diplomática Contemporânea / Macroavaliação.
Fonte: Gemini
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo