Geralmente, sintomas psicóticos floridos são precedidos, ent...
Apenas poucos casos de síndromes psicóticas pós-parto resultam de infecções, toxemia e perda sanguínea. Conflitos maternos relacionados à experiência da maternidade são sugeridos como etiologia dessas síndromes. Muitas vezes, os sintomas começam alguns dias após o parto, mas, quase sempre, iniciam-se cerca de oito semanas após o parto. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Geralmente, sintomas psicóticos floridos são precedidos, entre outros, por humor instável e leves deficits cognitivos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo.
Vamos explorar o tema da questão e entender por que esta é a resposta correta. A questão discute as síndromes psicóticas pós-parto, um tema que envolve a saúde mental de mulheres após o parto. Esse período pode ser crítico devido a alterações hormonais, emocionais e físicas que ocorrem no corpo da mulher.
**Síndromes psicóticas pós-parto** referem-se a distúrbios mentais graves que podem surgir após o nascimento de um bebê. É sabido que uma pequena porcentagem desses casos resulta de causas orgânicas, como infecções e toxemia. No entanto, a questão centra-se em conflitos maternos relacionados à experiência da maternidade como possíveis causas.
O enunciado menciona que os sintomas psicóticos frequentemente se manifestam algum tempo após o parto, geralmente até oito semanas. Esses sintomas são frequentemente precedidos por sinais iniciais como humor instável e leves déficits cognitivos. Esses sinais são indicadores de que a saúde mental da mulher pode estar comprometida.
A alternativa C - certo é correta porque descreve precisamente esta sequência de eventos: inicialmente, a mulher pode apresentar mudanças de humor e dificuldades cognitivas, que podem progredir para sintomas psicóticos mais graves.
**Por que as outras alternativas estariam incorretas?** Se houvesse alternativas adicionais, elas poderiam estar incorretas caso negassem a progressão dos sintomas ou apresentassem uma sequência de eventos diferente da descrita, ou ainda se atribuíssem causas principais a fatores orgânicos em vez de emocionais e sociais.
Entender essa progressão dos sintomas e as possíveis causas emocionais é fundamental para profissionais da saúde, pois possibilita intervenções precoces e suporte adequado às mães durante o período pós-parto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo