Sobre os métodos utilizados na esterilização e desinfecção d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2381577 Técnicas em Laboratório
Sobre os métodos utilizados na esterilização e desinfecção de laboratórios, analise as assertivas a seguir:

I. Glutaraldeído e ácido peracético são reagentes que podem ser utilizados para a esterilização química.

II. Os processos físico-químicos de esterilização com óxido de etileno são indicados para materiais termossensíveis.

III. A autoclavagem é um método de esterilização muito eficiente, podendo ser utilizada para materiais sensíveis ao calor ou à umidade.

Quais estão corretas?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre métodos de esterilização e desinfecção em laboratórios.

Tema Central: O tema central desta questão é entender os métodos utilizados para a esterilização e desinfecção no contexto laboratorial. Esses processos são fundamentais para garantir a segurança e a precisão dos trabalhos realizados em laboratórios, removendo ou inativando microrganismos e prevenindo contaminações.

Resumo Teórico:

A esterilização é o processo de eliminação completa de todas as formas de vida microbiana, incluindo esporos. Métodos físicos, como calor úmido (autoclave) e calor seco, e métodos químicos, como o uso de óxido de etileno e glutaraldeído, são comumente utilizados. Já a desinfecção é menos rigorosa do que a esterilização, visando reduzir o número de microrganismos patogênicos, mas sem eliminar todos os esporos.

Gabarito Comentado:

Alternativa D - Apenas I e II é a correta.

Justificativa:

I. Glutaraldeído e ácido peracético são reagentes efetivamente utilizados para a esterilização química. Eles são eficazes contra uma ampla gama de microrganismos, incluindo esporos bacterianos, o que os torna uma escolha válida para esterilização.

II. Óxido de etileno é um método físico-químico apropriado para materiais que não podem suportar calor elevado, como os termossensíveis. Ele é amplamente utilizado para esterilizar produtos médicos e de laboratório delicados, ou seja, que poderiam ser danificados por métodos como a autoclavagem.

Análise das Alternativas Incorretas:

III. Autoclavagem é um método altamente eficiente, porém, não é adequado para materiais sensíveis ao calor ou à umidade, contradizendo o que foi afirmado. A autoclavagem utiliza vapor sob pressão para esterilizar materiais e pode danificar itens sensíveis ao calor.

Estratégia de Interpretação: Ao analisar questões desse tipo, é importante identificar palavras-chave relacionadas a métodos e suas aplicações, como "termossensíveis" e "calor". Diferenciar entre esterilização e desinfecção também é crucial. Muitas vezes, questões apresentam armadilhas ao afirmar que um método é adequado para itens para os quais ele claramente não é, como no caso da autoclavagem.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

III. A autoclavagem é um método de esterilização muito eficiente, podendo ser utilizada para materiais sensíveis (resistentes) ao calor ou à umidade.

I.Correta

O glutaraldeído e o ácido peracético são, de fato, agentes químicos usados na esterilização de alto nível, indicados para alguns materiais que não podem ser submetidos a altas temperaturas.

II.Correta

O óxido de etileno é um método físico-químico (gaseificação) indicado para materiais termossensíveis (que não suportam calor e/ou umidade), como plásticos, eletrônicos e equipamentos ópticos.

III.Incorreta

A autoclavagem é um método muito eficiente de esterilização por vapor sob pressão, mas não deve ser utilizada para materiais sensíveis ao calor ou à umidade, pois pode danificá-los.

Gabarito:

I e II corretas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo