Assinale a alternativa que contém o método ideal para a limp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3412779 Atualidades
Assinale a alternativa que contém o método ideal para a limpeza de computadores.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Limpeza com pano levemente úmido com água.

1. Tema central da questão

A questão aborda procedimentos adequados para a limpeza de computadores, um conhecimento fundamental tanto para a preservação dos equipamentos quanto para a segurança do usuário. Saber como higienizar corretamente evita danos aos componentes eletrônicos e garante maior durabilidade aos aparelhos.

2. Resumo teórico

Computadores possuem partes sensíveis à umidade e a produtos químicos. O procedimento recomendado por fabricantes (como Dell, HP e Lenovo) e manuais técnicos é realizar a limpeza externa com um pano macio, levemente umedecido com água, sem excesso de líquido, evitando assim infiltrações que possam causar curtos-circuitos ou corrosão. Evite sempre produtos agressivos, pois eles podem danificar plásticos, telas e circuitos.

3. Justificativa da alternativa correta

D - Limpeza com pano levemente úmido com água é a opção recomendada porque utiliza apenas água, minimizando riscos à integridade do aparelho. O pano úmido remove poeira e sujeira superficial sem causar danos à estrutura ou aos circuitos, desde que não encharcado.

4. Análise das alternativas incorretas

A - Lavar com detergente: Incorreta. "Lavar" sugere uso excessivo de água, o que é perigoso para eletrônicos. Detergentes podem danificar plásticos e deixar resíduos.

B - Limpeza com detergente neutro, enxaguar e secar: Incorreta. Enxaguar computadores é impraticável e pode provocar danos fatais ao equipamento.

C - Lavar com detergente e auxílio da escovinha, aplicar solução hipoclorito 2,5% diluído: Incorreta. Hipoclorito é corrosivo para componentes e o procedimento pode prejudicar ainda mais o computador.

5. Estratégias de interpretação

Fique atento (dica de prova): alternativas que sugerem "lavar", "enxaguar" ou uso de substâncias químicas em eletrônicos quase sempre estão incorretas. Prefira sempre métodos simples, com mínima quantidade de líquido e sem agentes corrosivos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo