O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
A restrição do uso de celulares nas escolas
A Lei nº 15.100/2025, sancionada em 13 de janeiro de
2025, proíbe alunos de usarem telefone celular e outros
aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e
particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as
aulas. A medida vale para a educação infantil e os
ensinos fundamental e médio. O uso permanece
permitido em situações de emergência, para fins
estritamente pedagógicos e para garantir acessibilidade
a estudantes com necessidades de saúde. A legislação
surge em resposta ao crescente debate sobre os
impactos negativos do uso excessivo de telas no
aprendizado, na concentração e na saúde mental dos
jovens. Diversas pesquisas apontam que o uso
excessivo de telas pode prejudicar o desempenho
acadêmico, reduzir a interação social e aumentar índices
de ansiedade e depressão entre crianças e
adolescentes. Uma pesquisa do Datafolha de outubro de
2024 apontou que 62% da população é a favor da
proibição do celular nas escolas. A nova lei determina
ainda que as escolas elaborem estratégias para tratar da
saúde mental dos alunos, apresentando informações
sobre riscos e prevenção do sofrimento psíquico
relacionado ao uso imoderado de dispositivos
eletrônicos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Restrição ao uso do celular nas
escolas já está valendo. Disponível em:
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/restricaoao-uso-do-celular-nas-escolas-ja-esta-valendo. Acesso em: 13 abr.
2026. (Fragmento).
Considerando o trecho "A Lei nº 15.100/2025 [...] proíbe
alunos de usarem telefone celular [...]", bem como a
regra de acentuação gráfica dos hiatos, assinale a
alternativa que apresenta a análise correta quanto à
grafia da forma verbal "proíbe":
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Veja esse conteúdo explicado passo a passo em nossos cursos. Buscar curso
teste
Parabéns! Você acertou!
Mandou bem! Revise esse tema nos nossos cursos. Buscar curso