"Como a psicologia educacional melhora o uso da IA no ensin...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q4343489 Não definido

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Como a psicologia educacional melhora o uso da IA no ensino-aprendizagem


Embora tenha potencial para transformar a forma como os estudantes aprendem, a inteligência artificial ainda tem sido usada nas escolas de maneira muito limitada. Muitos alunos recorrem à tecnologia apenas para concluir tarefas, sem necessariamente desenvolver novas habilidades ou aprofundar o próprio raciocínio.


Na prática, os alunos fazem perguntas ao chatbot, veem o resultado e vão ajustando por tentativa e erro, sem saber como formular bons comandos. Diante da falta de diretrizes claras, os professores têm reações variadas em relação à IA: alguns proíbem, outros incentivam, outros deixam o uso livre.


Quanto às instituições de ensino, parece que ainda não foram capazes de responder a algumas questões básicas como: quando a IA deve ser usada? Para quê? Como evitar que ela substitua o esforço intelectual? Como avaliar trabalhos feitos com auxílio de IA?

Segundo Andrew J. Martin, professor de psicologia educacional na Universidade de New South Wales, na Austrália, parte do problema está no fato de que muitos estudantes usam a IA como um atalho, terceirizando etapas do raciocínio que seriam importantes para desenvolver autonomia e compreensão


MARIN, Jorge. Como a psicologia educacional melhora o uso da IA no ensino-aprendizagem [fragmento]. CNN Brasil, [S. l.], 13 ago. 2026. Educação. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/como-a-psicologia-educacionalmelhora-o-uso-da-ia-no-ensino-aprendizagem/. Acesso em: 18 ago. 2026.

"Como a psicologia educacional melhora o uso da IA no ensino-aprendizagem." Considerando a ortografia dos vocábulos presentes no texto-base, analise as afirmativas a seguir.
I. O vocábulo 'ensino-aprendizagem' está corretamente hifenizado, assim como os vocábulos 'bem-te-vi', 'arco-da-velha' e 'cor-de-rosa', casos consagrados pelo uso ou pela regra. II. A forma verbal 'veem' perdeu o acento circunflexo porque, a partir do Acordo Ortográfico de 1990, as palavras paroxítonas terminadas em hiato duplo 'oo' ou 'ee' deixaram de ser acentuadas, regra que também se aplica a 'creem', 'deem' e 'leem'. III. Diferentemente de 'ensino-aprendizagem', as locuções, em regra, não são hifenizadas pela norma vigente, como ocorre em 'cão de guarda' e 'café com leite'. IV. O vocábulo 'tem', por ser monossílabo tônico terminado em 'em', não recebe acento pela regra geral dos monossílabos; já sua forma plural, 'têm', mantém o acento circunflexo como acento diferencial, exceção preservada pelo Acordo Ortográfico para distinguir singular e plural.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas