O ensino religioso, conforme a BNCC e documentos curricular...
( ) A competência 4, ao focar a convivência com a diversidade, exige que o professor crie situações de aprendizagem que permitam aos alunos compartilhar suas convicções de forma segura, compreendendo as diferentes visões de mundo como legítimas expressões humanas.
( ) A competência 6, ao tratar da problematização, sugere que o professor deve introduzir temas polêmicos de forma mediada, estimulando a análise crítica de discursos de ódio e de preconceito, sem, contudo, impor uma única “verdade” sobre o assunto.
( ) O desenvolvimento da competência 4 implica que o professor deve defender uma visão de sincretismo religioso, em que todas as crenças são misturadas e apresentadas como sendo, no fundo, a mesma coisa, a fim de evitar conflitos e promover a união.
( ) A competência 6, ao defender o posicionamento do estudante, valida que ele pode expressar publicamente e de forma hostil seu proselitismo religioso em detrimento das crenças de outros colegas, já que a liberdade de expressão é um direito inalienável.
( ) A articulação entre as competências 4 e 6 capacita o estudante a, ao mesmo tempo, respeitar a diversidade (competência 4) e a se posicionar criticamente contra práticas que violam os direitos humanos em nome da religião (competência 6), promovendo uma postura ética e cidadã.