A simulação costuma ser um grave problema nas perícias psiq...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a simulação nas perícias psiquiátricas, um tema importante em psicopatologia. A simulação ocorre quando um indivíduo finge ou exagera sintomas psicológicos com o objetivo de obter algum ganho pessoal, como evitar responsabilidades legais ou conseguir benefícios financeiros. Para resolver a questão, é necessário compreender a diferença entre simulação, transtorno factício e transtornos dissociativos.
A alternativa C é a correta: "Na simulação a produção dos sintomas e a motivação são conscientes." Isso significa que, na simulação, a pessoa está ciente dos sintomas que está fingindo e também da razão pela qual está fazendo isso, geralmente para obter algum tipo de benefício.
Justificativas para as alternativas:
A - "No transtorno factício a produção dos sintomas e a motivação são conscientes." Isso está incorreto. No transtorno factício, a pessoa também sabe que está criando ou fingindo sintomas (produção consciente), mas a motivação é mais complexa e não envolve ganhos externos óbvios, sendo geralmente inconsciente e ligada a uma necessidade de adoecer ou estar no papel de paciente.
B - "Na simulação a produção dos sintomas é consciente e a motivação inconsciente." Esta alternativa está errada. Na simulação, tanto a produção quanto a motivação dos sintomas são conscientes. A pessoa sabe o que está fazendo e por quê.
D - "No transtorno factício a produção dos sintomas e a motivação são inconscientes." Essa afirmação é incorreta. Como mencionado, a produção dos sintomas é consciente, mas a motivação é geralmente inconsciente.
E - "No transtorno dissociativo a produção dos sintomas é consciente e a motivação inconsciente." Isso está errado. Nos transtornos dissociativos, como a amnésia dissociativa ou o transtorno de identidade dissociativa, os sintomas não são produzidos conscientemente; são experiências genuínas que a pessoa não está fingindo deliberadamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo