Inúmeros quilombos foram construídos no século XIX, principalmente nas décadas finais do período
escravista. Seus habitantes eram chamados de quilombolas, mocambeiros ou calhambolas e foram
perseguidos pelos senhores de escravos e pelo aparato militar colonial e imperial. Alguns quilombos
conseguiram sobreviver durante muitos anos mesmo durante a escravidão.
(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)
De acordo com o entendimento dos autores, a persistência de alguns quilombos decorreu da seguinte
realidade:
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Treine mais com um simulado focado no seu concurso. Criar simulado
teste
Parabéns! Você acertou!
Está mandando bem! Treine mais em um simulado completo. Criar simulado