"Diferentes deficiências fazem parte da vida de diferentes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3700794 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Ninguém fica de fora!

Diferentes deficiências fazem parte da vida de diferentes pessoas, mas isso não é razão para que elas convivam com desvantagens ou prejuízos no seu dia a dia ou na sua formação, porque esses são problemas sociais, causados pela falta de acessibilidade, pela impossibilidade de chegar ao que ela necessita.

Você já ficou de fora de uma brincadeira ou foi deixado de lado na hora que escolheram o time? A sensação é ruim, não é? Parece que dói por dentro. Sabia que essa dor tem nome? Neurocientistas, especialistas no estudo do cérebro e das emoções, a chamam de "dor social".

A dor social vem quando nos sentimos excluídos, e o nosso cérebro reage de forma parecida como quando machucamos o joelho. É por isso que nos sentimos muito tristes, como se tivéssemos um buraco no peito. O coração bate até num ritmo diferente, e aí o cérebro pode determinar que algumas substâncias sejam liberadas no nosso organismo para direcionar a nossa atenção a algo que nos faça sentir seguros novamente. Mas, enquanto isso não acontece, é natural que o nosso foco esteja no sentimento ruim que experimentamos com a situação de exclusão.


(https://chc.org.br/artigo/por-mais-inclusao/)
"Diferentes deficiências fazem parte da vida de diferentes pessoas, mas isso não é razão para que elas convivam com desvantagens ou prejuízos no seu dia a dia ou na sua formação, porque esses são problemas sociais, causados pela falta de acessibilidade, pela impossibilidade de chegar ao que ela necessita."

Quanto à acentuação, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema da questão: Fonologia – Acentuação gráfica

O objetivo da questão é identificar, entre as alternativas, a afirmação incorreta sobre a acentuação gráfica das palavras. O tema exige conhecimento das regras de acentuação da Língua Portuguesa, conforme estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico (base: Gramática Normativa e VOLP).

Como interpretar esse tipo de questão?

É fundamental ler com atenção o comando, destacando palavras como "INCORRETA", pois o erro pode estar em detalhes. Em questões de acentuação, busque a regra aplicada a cada palavra e tente lembrar se existe exceção para o caso apresentado.

Análise das alternativas:

Alternativa AO vocábulo ‘formação’ não apresenta acento gráfico, mas é uma palavra oxítona.

Comentário: A alternativa é incorreta porque a palavra formação apresenta sim acento gráfico (acento agudo no “a”). Além disso, está correta quanto à classificação: é uma oxítona terminada em “ão”, e as oxítonas terminadas em “ão” são acentuadas. Portanto, a primeira parte da afirmação está errada (ela tem acento).

Alternativa BA palavra ‘é’ é uma palavra monossílaba, pois possui uma única sílaba.

Comentário: Correta. “É” é monossílaba tônica, acentuada por ser monossílaba terminada em “é” (regra: monossílabos tônicos terminados em “a(s)”, “e(s)” ou “o(s)” são acentuados). Exemplo: “pá”, “pé”, “pó”.

Alternativa CA palavra ‘prejuízos’ é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ‘o’ seguida de ‘s’.

Comentário: Esta é a alternativa INCORRETA (gabarito). “Prejuízos” não é acentuada por ser paroxítona terminada em “o” seguido de “s”. Na verdade, ela recebe acento por causa do hiato (“í” isolado na sílaba “í-zo(s)”). Regra: acento em “i” e “u” tônicos, formando sílaba sozinhos ou com “s”, quando vêm após ditongo e não estão seguidos de “nh”. Exemplo: “baú”, “país”, “saída”. Portanto, a justificativa apresentada está errada.

Alternativa DA palavra ‘deficiências’ é uma palavra paroxítona terminada em ditongo.

Comentário: Correta. “Deficiências” é paroxítona (penúltima sílaba tônica: “ên”) terminada em ditongo (“ias”). Paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas, segundo a regra. Exemplo: “sérias”, “férias”.

Resumo da estratégia para questões desse tipo:

  • Leia o comando com atenção (procure por “correta” ou “incorreta”).
  • Identifique a classificação da palavra: monossílaba, oxítona, paroxítona, proparoxítona.
  • Verifique a terminação da palavra e se ela se encaixa nas regras de acentuação.
  • Desconfie de justificativas que não citam a regra correta (como no caso de “prejuízos”).

Gabarito: C

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A e C erradas

O til não é considerado como acento gráfico então?

e isso foi pra um concurso de merendeira

c - pre ju í zos-》i acentuado por formar hiato com o U.

família, as vezes nos ficamos na gramática e perdemos questão por não prestar atenção no comando ele quer a INCORRETA.

muita gente marcou D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo