Analise as frases abaixo, extraídas do texto: 1. A violência...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q459198 Português
Escola × Violência

Jussara de Barros

Parágrafo 1 A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.

Parágrafo 2 A violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade em uma sociedade justa e igualitária capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os violentos conforme esses modelos sociais.

Parágrafo 3 Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando a atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.

Parágrafo 4 Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.

Parágrafo 5 Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, possibilitando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social.

Parágrafo 6 Com recortes de jornais e revistas, pesquisas, filmes, músicas, desenhos animados, notícias televisivas, dentre outros, os professores podem levantar discussões acerca do tema numa possível forma de criar um ambiente de respeito ao próximo, considerando que todos os envolvidos no processo educativo devem participar e se engajar nessa ação para que a mesma não se torne contraditória. E muito além das discussões e momentos de reflexão, os professores devem propor soluções e análises críticas acerca dos problemas a fim de que os alunos se percebam capacitados para agir como cidadãos. Afinal, a credibilidade e a confiança são as melhores formas de mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida apresenta.

Disponível em: < http://www.brasilescola.com/educacao/escola-x-violencia.htm>. Acesso em: 25 maio 2014. (Adaptado)
Analise as frases abaixo, extraídas do texto:

1. A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. (Parágrafo 1)

2. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários. (Parágrafo 1)

3. Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando a atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição. (Parágrafo 3)

4. As próprias instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações. (Parágrafo 4)

Assinale a alternativa que indica todas as frases que expressam a opinião da autora.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise da Questão:

Esta questão aborda a interpretação de texto, focando na identificação das frases que expressam a opinião da autora do texto sobre a violência nas escolas. É importante notar que a interpretação vai além da simples leitura; envolve compreender o contexto e a intenção do autor.

Alternativa correta:

E - Apenas as frases 2, 3 e 4.

Justificativa da Alternativa Correta:

A frase 2 expressa uma opinião clara, ao afirmar que a escola é lugar de formação da ética e da moral, demonstrando a visão da autora sobre o papel da escola na sociedade. A frase 3 também reflete a opinião da autora ao sugerir que as relações nas escolas deveriam traduzir respeito ao próximo, evidenciando seu desejo de um ambiente escolar harmônico. Por fim, a frase 4 critica a utilização de um conceito errôneo pelas instituições, indicando a insatisfação da autora com as ações de combate à violência.

Portanto, as frases 2, 3 e 4 refletem a opinião da autora sobre a violência nas escolas e a necessidade de um ambiente respeitoso e ético.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Apenas as frases 1 e 4: Esta alternativa está incorreta porque a frase 1 descreve um fato sobre a presença da violência nas escolas, e não expressa uma opinião da autora.

B - Apenas as frases 2 e 3: Embora as frases 2 e 3 sejam corretas, esta alternativa omite a frase 4, que também expressa a opinião da autora.

C - Apenas as frases 2 e 4: Esta alternativa ignora a frase 3, que também reflete a opinião da autora sobre a necessidade de atitudes respeitosas nas escolas.

D - Apenas as frases 1, 2 e 3: A inclusão da frase 1 torna esta alternativa incorreta, pois ela apresenta uma constatação e não uma opinião da autora.

Estratégia para Resolução:

Para responder questões de interpretação, é útil destacar palavras-chave e analisar o contexto em que as frases estão inseridas. Pergunte-se: "Esta frase expressa uma opinião ou um fato?" Essa estratégia ajuda a filtrar as alternativas e chegar à resposta correta com mais segurança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.: E

GABARITO LETRA "E".

 

2. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários. (Parágrafo 1) 
3. Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando a atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição. (Parágrafo 3)
4. As próprias instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações. (Parágrafo 4) 

 

As palavras em azul expressam a opnião da autora ao meu ver.
 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo