Acerca da LOAS, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Tema central da questão: A questão aborda a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e seu funcionamento institucional, especialmente as características do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e princípios da política pública de assistência social no Brasil.
Resumo teórico: A LOAS (Lei 8.742/1993) regulamenta a assistência social no país, integrando-a à Seguridade Social e criando diretrizes para organização, financiamento, controle social e participação popular. O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é o modelo de gestão nacional da assistência, tendo como um de seus principais órgãos o CNAS.
Justificativa da alternativa correta (A): O CNAS é de fato instância deliberativa do SUAS, ou seja, tem poder de decisão sobre normas e diretrizes. Ele é permanente e possui composição paritária entre governo e sociedade civil, garantindo a participação social e controle democrático. Essas características estão previstas no art. 18 da LOAS e são frequentemente cobradas em concursos.
Análise das alternativas incorretas:
B: Apesar de mencionar objetivos do SUAS, a expressão "proteção social básica e integral" confunde conceitos. O SUAS organiza-se em proteção social básica e especial, e não "integral". O foco em "integral" pode induzir erro, pois a proteção integral é referência da política de assistência, mas a estrutura do SUAS separa esses dois níveis.
C: Afirma que a "universalização dos direitos sociais" visa tornar o destinatário alcançável, mas o correto é que a política busca universalizar o acesso aos direitos, não o destinatário. A redação soa confusa e foge do que a LOAS prevê em seus princípios (art. 4º), que é garantir o acesso universal aos direitos sociais.
D: Está incorreta porque a assistência social é uma política de seguridade social não contributiva, ou seja, independe de contribuição prévia. O erro é afirmar que a assistência é "contributiva", confundindo-a com previdência social.
Dica para interpretação: Atenção a termos técnicos (como “contributiva” ou “proteção integral”), à estrutura do SUAS e à diferença entre participação social e gestão governamental. Palavras que generalizam ou distorcem conceitos devem ser vistas com desconfiança em provas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art.° 4° A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:
II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação ASSISTENCIAL alcançável pelas demais políticas públicas;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo