A respeito da estrutura conceitual para relatório financeir...
A separação dos itens patrimoniais do ativo nos distintos elementos que os constituem determina a utilidade da informação financeira obtida.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: ERRADO
Separar em ativo circulante ou ativo não circulante, por exemplo, determina a utilidade da informação? NÃO.
A utilidade é determinada pela RE RE:
- RElevância
- REpresentação fidedigna
E lembrando: Para uma informação ser relevante ela precisa ter valor preditivo ou valor confirmatório, ou ambos.
CPC 00 (R2)
- 7.9 A classificação é aplicada à unidade de conta selecionada para ativo ou passivo.
Contudo, às vezes pode ser apropriado separar o ativo ou passivo em componentes que possuem diferentes características e classificar esses componentes separadamente. Isso é apropriado se classificar esses componentes separadamente melhoraria a utilidade das informações financeiras resultantes.
➥ Então, PODE melhorar, não é algo que determina.
Errado: embora a separação dos itens patrimoniais do ativo seja relevante, não é essa separação por si só que determina a utilidade da informação financeira obtida. A utilidade da informação financeira depende de princípios contábeis, como relevância, fidedignidade e comparabilidade, e do contexto em que os dados são analisados.
nossa, questão dificílima.
A separação dos itens patrimoniais do ativo nos distintos elementos que os constituem determina a utilidade da informação financeira obtida.
Para uma informação ser útil, ela deve ser fidedigna e relevante. Portanto, o que determina a utilidade é a presença desses dois requisitos. Separar o ativo em várias contas vai certamente auxiliar na compreensão, na completude, na verificabilidade das informações, sendo, assim, um fator que otimiza a utilidade, mas que não necessariamente a determina.
quem acertou essa quetão e percebeu o erro , parábens está em um nível hard
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo