Acerca do sistema monetário, da moeda e da sua oferta e dem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3257231 Economia
Acerca do sistema monetário, da moeda e da sua oferta e demanda, julgue o item a seguir. 

A moeda escritural, também chamada de papel-moeda, tem seu curso forçado por lei e não possui lastro em ouro ou em qualquer outro ativo. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguma boa alma para responder

Errada;

Uma moeda de curso forçado é aquela que é aceita pela economia por força da lei, ou seja, não possui valor em si própria.

Isto posto, a ponderada questão peca ao dizer que a moeda escritural tem seu curso forçado já que apenas o dinheiro em espécie emitido pelo BCB é necessariamente aceito no país.

Fonte: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/caminhododinheiro

Gabarito: Errado

Moeda escritural NÃO É papel-moeda.

Definições:

Curso forçado: É o poder que o dinheiro em espécie emitido pelo BC tem de ser necessariamente aceito no país.

Papel-Moeda: É o dinheiro em espécie, produzido pela casa da moeda e emitido pelo Banco Central.

Moeda escritural: É criação de moeda pelos bancos comerciais, existe apenas em registros contábeis. São depósitos à vista utilizados como meio de pagamento. Acontece devido ao fenômeno do multiplicador monetário, já que, por meio do sistema de reservas fracionárias, os bancos podem manter apenas um percentual de seus depósitos à vista como reservas, emprestando o restante.

Moeda fiduciária (Fiat): Não possui lastro em ouro ou em qualquer outro ativo, ou seja, não possui valor intrínseco. Tanto o papel-moeda (após o fim do padrão-ouro) como a moeda escritural são consideradas moedas fiduciárias.

A questão erra em atribuir o mesmo significado para papel-moeda e moeda escritural. Também não seria correto dizer que moeda escritural tem curso forçado por lei.

Moeda escritural é aquela que é criada através do mecanismo de alavancagem dos bancos.

Quando depositamos 10.000 reais, digamos, em moeda num banco, o banco usa um cálculo probabilístico para saber qual é a nossa chance de sacar dinheiro e quanto dinheiro. Determina, então, que haja uma alta chance de sacarmos 1.000 reais, por exemplo. Os outros 9.000 reais o banco emprestará para terceiros, usará em investimentos e assim por diante.

Entretanto, ao verificarmos o extrato de nossa conta-corrente, vamos verificar que constam 9.000 reais como nossos. Assim, há uma "criação" de moeda, não há? Há uma cifra que existe apenas internamente, no sistema do banco em que depositamos. Essa cifra, essa quantia é a moeda escritural.

Espero ter ajudado.

Eu vou triunfar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo