De acordo com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portugues...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3507745 Português
De acordo com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra "assembleia" deixou de receber acento gráfico. Considerando a frase "A assembleia deliberou sobre os temas propostos", assinale a alternativa que explica corretamente o motivo dessa mudança: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema da questão: Ortografia (Acentuação Gráfica) – Acordo Ortográfico de 1990

Regra aplicada (Gramática Normativa / Acordo Ortográfico): O Acordo Ortográfico de 1990 aboliu o acento agudo nos ditongos abertos “éi” e “ói” em palavras paroxítonas. Exemplos: ideia (antes: idéia), assembleia (antes: assembléia), jiboia (antes: jibóia), plateia (antes: platéia). Já nas oxítonas e monossílabos tônicos, esses acentos permanecem: herói, anéis, dói.

Referências: VOLP/ABL registra a forma assembleia (sem acento). Gramáticas como Bechara (Moderna Gramática Portuguesa) e Cunha & Cintra também consolidam a regra de queda do acento nos ditongos abertos “éi/ói” em paroxítonas.

Estratégia para resolver:

  • Identifique a sílaba tônica: as-sem-blei-a → paroxítona.
  • Reconheça o ditongo “ei” na sílaba tônica.
  • Acione a regra do Acordo: paroxítonas com “éi/ói” perderam o acento.

Alternativa correta: D

Por que está correta? “Assembleia” é paroxítona terminada em -eia, com o ditongo aberto “ei” na sílaba tônica. Pela regra vigente do Acordo Ortográfico, as paroxítonas com “éi/ói” deixaram de receber acento. Por isso, a forma atual é assembleia, sem acento, mantendo a mesma pronúncia.

Análise das alternativas incorretas

A – Falsa por dois motivos: (1) “assembleia” não é oxítona, é paroxítona; (2) “ditongo agudo” não é classificação normativa pertinente. Além disso, nas oxítonas com “éi/ói”, o acento é mantido (ex.: herói, anéis).

B – Generalização indevida. Acentuação não depende de o ditongo “começar por a ou e”. O que importa é a posição da sílaba tônica e a qualidade do ditongo. Há muitas palavras que começam por “a” ou “e” e recebem acento conforme a regra (ex.: anéis, fiéis – oxítonas).

C – Incorreta por vários equívocos: (1) “assembleia” não é proparoxítona, e sim paroxítona; (2) “vogais repetidas” e “ss” não têm relação com acento gráfico; (3) a regra normativa diz justamente o contrário: todas as proparoxítonas são acentuadas. Logo, a justificativa vai contra a Gramática.

Dicas e pegadinhas:

  • Paroxítonas com “éi” e “óinão levam mais acento: ideia, assembleia, jiboia, plateia.
  • Oxítonas e monossílabos tônicos com “éi(s)” e “ói(s)continuam acentuados: herói, anzóis, anéis, dói.
  • Não confunda critérios de acentuação com grafemas como “ss”, “rr” etc., que não influenciam a presença de acento gráfico.

Resumo em uma frase: “Assembleia” perdeu o acento porque é paroxítona com ditongo aberto “ei”, e o Acordo Ortográfico retirou o acento desses casos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Palavras paroxítonas (aquelas com a penúltima sílaba tônica) com ditongos abertos (como "ei", "eu" e "oi") não são mais acentuadas graficamente, de acordo com as regras do novo Acordo Ortográfico. Exemplos incluem "ideia", "plateia", "heroico" e "paranoia", que antes eram acentuadas, mas agora são escritas sem acento. (Senado Federal)

Questão autoexplicativa, após a Reforma Ortográfica, as paroxítonas com ditongo aberto oi e ei que eram acentuadas não são mais, antes (idéia, andróide, prosopopéia, geléia, colméia, egóico) e após (=ideia, androide, prosopopeia, geleia, colmeia, egoico).

gcm petrolina

BIZU DITONGOS ABERTOS:

"EI(S)" "OI(S)" "EU(S)"

PENSE QUE VOCÊ ESTA CHAMANDO ALGUÉM

EIII ÓI EU

OBS: SE ESSES DITONGOS ABERTOS ESTIVEREM NO FINAL DA PALAVRA, NÃO RECEBERÁ ACENTUAÇÃO. APENAS SE ESTIVER NO FINAL DA PALAVRA!!

GCM PAULISTA PE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo