A disfagia orofaríngea é um distúrbio da deglutição que pod...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4034230 Fonoaudiologia
A disfagia orofaríngea é um distúrbio da deglutição que pode ser decorrente de diversas condições de base, como doenças neurológicas, traumas cranioencefálicos e câncer de cabeça e pescoço. O fonoaudiólogo desempenha um papel central na avaliação e reabilitação desses pacientes, utilizando tanto a avaliação clínica quanto exames instrumentais para determinar a segurança e a eficiência da deglutição. A identificação precisa dos sinais clínicos de risco para a penetração e aspiração laringotraqueal é fundamental para a tomada de decisões sobre a via de alimentação e o plano terapêutico. Sobre a avaliação clínica da deglutição em um paciente adulto com suspeita de disfagia, analise as afirmativas a seguir.
I.A presença de tosse e engasgo durante ou imediatamente após a deglutição de líquidos é um sinal clínico patognomônico de aspiração traqueal, dispensando a necessidade de avaliação instrumental.
II.A ausculta cervical, realizada com um estetoscópio na região lateral da cartilagem tireóidea, é uma técnica complementar que pode auxiliar na identificação de ruídos sugestivos de estase ou penetração laríngea.
III.A observação de voz com qualidade "molhada" ou "borbulhante" após a deglutição é um forte indicador clínico de que pode haver resíduo de alimento ou saliva acumulado na região da laringe, sugerindo risco de aspiração.
Está correto o que se afirma em: 
Alternativas