Uma professora incluiu o seguinte poema em uma atividade de ...
Mais que um substantivo, Mais que emprego, ocupação, Trabalho é um termo vivo, Muito mais que um jargão. É condição do viver, É origem do saber, Está em primeiro plano. E não há catalogado, Termo mais apropriado, Que defina o ser humano.
AZEVEDO, N.; AZEVEDO, R. O. M.; ARIDE, P. H. R. Trabalho como princípio educativo: uma busca pela definição do conceito e sua relação com o capitalismo. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 2, n. 2, p. 1, 2018.
O objetivo da professora era que os alunos refletissem, a partir do poema, sobre a relação entre trabalho e educação, de maneira a compreendê-lo não apenas como uma necessidade material, mas como ação formativa e humanizadora. Para isso, propôs uma roda de conversa para que os estudantes pudessem, após a leitura do poema, relatar e analisar suas experiências no mundo do trabalho.
Considerando-se o público da EJA e a metodologia empregada nessa situação, a prática pedagógica da docente é coerente com o objetivo definido porque