Assinale a alternativa em que o fragmento destacado é adjunt...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2804658 Português

Depois do sol

Cecília Meireles

Fez-se noite com tal mistério,

Tão sem rumor, tão devagar,

Que o crepúsculo é como um luar

Iluminando um cemitério...

Tudo imóvel... Serenidades...

Que tristeza, nos sonhos meus!

E quanto choro e quanto adeus

Neste mar de infelicidades!

Oh! Paisagens minhas de antanho...

Velhas, velhas... Nem vivem mais...

— As nuvens passam desiguais,

Com sonolência de rebanho . . .

Seres e coisas vão-se embora...

E, na auréola triste do luar,

Anda a lua, tão devagar,

Que parece Nossa Senhora

Pelos silêncios a sonhar...

Assinale a alternativa em que o fragmento destacado é adjunto adnominal:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado – Adjunto adnominal

Tema central: A questão aborda funções sintáticas – adjunto adnominal e exige que o candidato distinga adjunto adnominal de complemento nominal, ambos conteúdos muito explorados em provas de Língua Portuguesa para concursos.

Justificativa da alternativa correta

A alternativa B) "O fanatismo de alguns grupos religiosos preocupa os políticos." está correta, pois o termo destacado exerce a função de adjunto adnominal.

Regra: O adjunto adnominal modifica, especifica ou caracteriza um substantivo, geralmente concreto, e pode indicar posse, origem, autoria ou natureza. Aqui, “de alguns grupos religiosos” designa a quem pertence o fanatismo (fanatismo desses grupos), especificando o substantivo “fanatismo”.

Como ensina Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, 2009): "É adjunto adnominal o termo que, junto a um substantivo, lhe atribui uma qualidade, extensão ou especificação".

Análise das alternativas incorretas

A) “Ela está longe de alcançar o primeiro lugar
O termo destacado complementa o advérbio “longe”, indicando o alvo da distância. Trata-se de complemento nominal, não adjunto adnominal.

C) “Temer retornou ávido de vingança
Aqui, “de vingança” completa o sentido do adjetivo “ávido” (mostrando do que ele sente ânsia). Logo, é complemento nominal.

D) “Diferentemente do seu antecessor...”
O trecho destacado completa o advérbio “diferentemente”, indicando quem serve de referência à diferença. Outro caso de complemento nominal.

E) “A plantação de maçãs ocorrerá...”
Apesar de a preposição poder causar dúvida, “plantação” é um substantivo abstrato e “de maçãs” indica o objeto da plantação (o que se planta): complemento nominal.

Estratégia: Pergunte-se: “O termo especifica ou completa?” Se for característica ou posse, é adjunto; se for alvo ou destinatário, complemento.

Resumo: Apenas na alternativa B temos adjunto adnominal, pois o termo evidencia a fonte/origem do fanatismo, e não seu alvo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

Adjunto adnominal indica posse, qualidade ou quantidade. Em "de alguns grupos religiosos", caracteriza "fanatismo".

A. "Longe de alcançar" → Predicativo do sujeito.

C. "Ávido de vingança" → Predicativo do sujeito.

D. "Do seu antecessor" → Adjunto adverbial.

E. "De maçãs" → Complemento nominal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo