Em uma Unidade Básica de Saúde, a equipe identifica baixa a...
Sobre os princípios da promoção da saúde, da mudança de comportamento e da atuação psicológica no manejo das condições crônicas, analise as afirmativas:
I. A promoção da saúde ultrapassa a transmissão de informações, podendo envolver intervenções destinadas ao desenvolvimento de habilidades pessoais, à autonomia e à criação de condições favoráveis para escolhas relacionadas à saúde.
II. A adesão ao tratamento deve ser compreendida exclusivamente como resultado da disposição individual do usuário, de modo que fatores sociais, ambientais e relacionados à organização dos serviços tenham papel secundário.
III. Intervenções psicológicas destinadas a pessoas com doenças crônicas podem trabalhar aspectos relacionados à motivação, autorregulação, enfrentamento e mudanças comportamentais necessárias ao autocuidado.
IV. Na APS, ações de promoção da saúde e prevenção de agravos podem ser desenvolvidas tanto individualmente quanto em ações coletivas e articuladas com outros profissionais e setores.
Estão CORRETAS: