João é presidiário; cumpre pena num presídio localizado na ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q288253 Direito Civil
João é presidiário; cumpre pena num presídio localizado na cidade de Água Limpa e sua família mora em Pedra Azul. José é marítimo, exercendo as funções de marinheiro de navio mercante matriculado na cidade de Rio Vermelho, sendo que sua esposa e filhos moram em Morrinhos. Pedro é servidor público e exerce permanentemente as suas funções na cidade de Serra Verde, sendo que sua esposa e filhos moram em Vale Dourado. O domicílio civil de João, de José e de Pedro é, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender o conceito de domicílio civil de acordo com o Código Civil Brasileiro, especificamente nos artigos 70 a 78. Vamos analisar cada situação apresentada no enunciado.

O tema central da questão é a determinação do domicílio de pessoas em condições específicas, como presidiários, marítimos e servidores públicos. O domicílio é importante para questões legais, como onde uma pessoa pode ser demandada judicialmente.

Legislação Aplicável: O artigo 76 do Código Civil determina que o domicílio do preso é onde ele cumpre sua pena. Já o artigo 73 trata do domicílio do marítimo, que é o local onde o navio está matriculado. Por fim, o artigo 72 estabelece que o domicílio do agente público é o local onde ele exerce permanentemente suas funções.

Exemplo Prático: Imagine um servidor público que trabalha em Brasília e mora em Goiânia. Apesar de residir em Goiânia, sua atuação constante em Brasília faz deste o seu domicílio legal para fins administrativos.

Justificativa da Alternativa Correta (C): Vamos analisar cada caso:

  • João: Ele é presidiário e cumpre pena em Água Limpa. De acordo com o Código Civil, o domicílio de um presidiário é o local onde ele cumpre a pena.
  • José: Sendo marítimo com navio matriculado em Rio Vermelho, seu domicílio é este local, conforme o artigo 73.
  • Pedro: Como servidor público que exerce suas funções em Serra Verde, este é seu domicílio, conforme o artigo 72.

Portanto, a alternativa correta é a C - Água Limpa, Rio Vermelho e Serra Verde.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Água Limpa, Morrinhos e Vale Dourado: Está incorreta porque indica o domicílio de José como Morrinhos, enquanto deveria ser Rio Vermelho.
  • B - Pedra Azul, Morrinhos e Serra Verde: Está incorreta porque sugere que o domicílio de João é Pedra Azul, enquanto é Água Limpa.
  • D - Pedra Azul, Rio Vermelho e Vale Dourado: Está incorreta porque sugere que o domicílio de João é Pedra Azul, enquanto é Água Limpa.
  • E - Água Limpa, Morrinhos e Serra Verde: Está incorreta porque indica o domicílio de José como Morrinhos, enquanto deveria ser Rio Vermelho.

Estratégia para Interpretação: Preste atenção nos detalhes fornecidos pelo enunciado e sempre associe-os à legislação específica sobre domicílio. Identifique as palavras-chave, como "presidiário", "marítimo" e "servidor público", e relacione-as aos artigos do Código Civil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c) Água Limpa, Rio Vermelho e Serra Verde. CORRETA

Art. 76. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.

Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

Questão que trata dos que possuem domicílio necessário. 

Todos os ali citados devem ser demandados, necessariamente:


Art. 76.

(...)

Parágrafo único: O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.

Incapaz: domicílio do representante ou assistente
Servidor público: Local do exercício das funções
Militar: Onde servir
Marinha/Aeronáutica: Sede do comando ao que se subordina
Marítimo: Onde matriculado o navio
Preso: Onde cumprir pena


Bons estudos!!!

No caso em questão João por ser presidiário terá como seu domicílio o local onde cumpre  a sentença, ou sej a cidade de Água Limpa, já José que é marítimo tem como seu domicílio o local onde o navio encontra-se matriculado, portanto será a cidade de Rio Vermelho, e por último Pedro por ser servidor público terá como seu domicílio o local em que exerce permanentemente as suas funções, ou seja, a cidade de Serra Verde

No caso em tela a alternativa C encontra-se correta.
O artigo 76, parágrafo único, do Código Civil, embasa a resposta correta (letra C):

O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.
Vi esse macete em algum lugar e não me lembro onde...mas achei válido repassar:

Possuem domicílio necessário:

PM SIM, ou seja, Preso, Militar, Servidor Público, Incapaz, Marítimo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo