A viabilidade da implantação de um gasoduto é verificada nas...
A viabilidade da implantação de um gasoduto é verificada nas etapas de Projeto Conceitual e Básico.
No estudo de viabilidade técnica e econômica de gasodutos a partir do Fluxo de Caixa é possível avaliar o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). Do mesmo modo, deve ser considerada a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), a taxa de desconto ou retorno que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando realiza um investimento em um projeto específico.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Quando o VPL calculado é menor que zero, o investimento é economicamente atrativo. A taxa de retorno do projeto é superior à TMA.
( ) Quando o VPL calculado é maior que zero, o investimento não é economicamente atrativo e o valor presente dos fluxos de caixa futuros previstos para o projeto é menor que o investimento inicial necessário para implementá-lo. A taxa de retorno do projeto é menor que a TMA.
( ) A TIR é uma medida de rentabilidade do investimento que está relacionada ao VPL. A TIR expressa a rentabilidade (da aplicação) ou custo (de financiamento ou empréstimo) do fluxo de caixa. Quando a TIR calculada é menor do que a TMA, o investimento não é economicamente atrativo.
As afirmativas são, respectivamente,