A esterilização em Odontologia é o conjunto de procedimentos técnicos, (limpeza, preparo, embalagem e uso de autoclave), que elimina todas as formas de vida microbiana dos
instrumentos, garantindo a biossegurança e prevenindo infecções cruzadas. Diante disso, a esterilização é definida como: