A atuação do psicólogo escolar em uma perspectiva instituci...
I. O psicólogo deve atuar como mediador entre a família, a escola e os profissionais de saúde que acompanham o aluno, facilitando a comunicação e a construção de um Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) que contemple as necessidades específicas do estudante e as estratégias pedagógicas a serem adotadas.
II. É fundamental promover espaços de formação e discussão com os professores e a equipe pedagógica sobre as características do TEA e as práticas inclusivas, oferecendo suporte para o manejo dos desafios em sala de aula e para a adaptação de materiais e atividades.
III. A intervenção do psicólogo deve se limitar a realizar o diagnóstico do aluno e a encaminhá-lo para serviços especializados, eximindo a escola de sua responsabilidade de garantir as condições necessárias para a sua inclusão e aprendizagem.
Está correto o que se afirma em: