De acordo com Iamamoto (2011, p, 277), a consolidação de um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UERR Órgão: CODESAIMA Prova: UERR - 2017 - CODESAIMA - Assistente Social |
Q1394938 Serviço Social
De acordo com Iamamoto (2011, p, 277), a consolidação de um mercado de trabalho para o assistente social, com registro de fecundas experiências inovadoras, convive com novas demandas em condições desfavoráveis, decorrentes do: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Tema central da questão: A questão aborda as condições do mercado de trabalho para assistentes sociais, conforme analisado por Iamamoto (2011). O foco está na coexistência de experiências inovadoras e novas demandas em condições desfavoráveis.

Relevância: Para os candidatos em concursos públicos na área de Serviço Social, compreender a dinâmica do mercado de trabalho e os desafios enfrentados pelos profissionais é crucial. Esse conhecimento fundamenta a prática profissional e permite uma intervenção mais adequada nas políticas sociais.

Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa correta reflete a visão de Iamamoto sobre as condições do mercado de trabalho para assistentes sociais. Ela menciona o "lastro conservador presente no desempenho de papéis e atribuições profissionais, de fragilidade de formação, de pouca ousadia na construção de respostas profissionais". Isso se alinha à análise crítica que Iamamoto faz sobre a profissão, indicando que, apesar de haver inovações, ainda existem práticas conservadoras e desafios na formação e resposta profissional.

Análise das Alternativas Incorretas:

B: A alternativa menciona que o Estado não reconhece a importância do trabalho do assistente social. Apesar de possível, não é o foco das análises de Iamamoto sobre condições desfavoráveis no mercado de trabalho.

C: Refere-se ao mercado como um todo, que despolitiza o profissional. Embora seja uma crítica válida no contexto do Serviço Social, não é a abordagem central de Iamamoto em relação às condições mencionadas.

D: Foca no sistema educacional voltado para o setor privado. Embora a educação seja um aspecto relevante, Iamamoto não a coloca como um fator principal nas condições desfavoráveis do mercado de trabalho dos assistentes sociais.

E: Trata do pouco envolvimento da categoria profissional e salários. Embora relevante, não reflete a análise específica de Iamamoto sobre as condições de mercado desfavoráveis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo