Leia a frase a seguir. “É possível que ________ novidades i...
“É possível que ________ novidades interessantes que nos _________ sobre como fortalecer a imunidade durante o inverno.”
Assinale a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Morfologia – Verbos: uso do modo subjuntivo em orações subordinadas. A questão exige que o candidato reconheça o modo e o tempo adequado dos verbos em contextos de possibilidade ou incerteza, conforme as normas da gramática padrão.
Regra gramatical relevante: Expressões como “é possível que” indicam hipótese ou incerteza e, por regra, devem ser seguidas de verbo no presente do subjuntivo. Segundo Bechara, no subjuntivo expressam-se ações dependentes de condições ou que ainda não se realizaram (exemplo: “Espero que cheguem cedo”).
Análise da alternativa correta:
B) surjam / instruam
Ambos os verbos vêm no presente do subjuntivo: “surjam novidades interessantes que nos instruam […]”. A estrutura está correta conforme a exigência do modo subjuntivo após “é possível que”. Assim, a frase expressa possibilidade, hipótese de novidades que possam surgir e instruir.
Análise das alternativas incorretas:
A) surgem / instruam
“Surgem” está no presente do indicativo, inadequado após “é possível que”, pois o correto é subjuntivo.
C) surjam / instruem
“Instruem” no presente do indicativo. Após o “que”, deve haver também subjuntivo: instruam.
D) surgirão / instruiriam
Futuro do indicativo (“surgirão”) e futuro do pretérito (“instruiriam”). Ambos incompatíveis com a expressão de possibilidade presente.
E) surgem / instruíssem
“Surgem” está no indicativo e “instruíssem”, no imperfeito do subjuntivo. Não há paralelismo adequado de tempo e modo aqui.
Dica de prova: Sempre que se deparar com expressões como “é possível que”, “é provável que”, “espero que”, desconfie e teste o subjuntivo. Atenção ainda ao paralelismo entre orações subordinadas: elas tendem a manter modo e, por vezes, tempo verbal semelhante quando ligadas à mesma expressão de possibilidade ou desejo.
Conforme Celso Cunha & Lindley Cintra, em Nova Gramática do Português Contemporâneo, as orações subordinadas substantivas subjetivas, com sentidos de desejo ou possibilidade (“é possível que…”), pedem obrigatoriamente o subjuntivo.
Resumo: A alternativa B está correta por empregar o presente do subjuntivo nas duas lacunas, obedecendo à norma-padrão e garantindo clareza e coesão à frase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
surjam / instruam
Letra B surjam / instruam
O sujeito do primeiro verbo (surgir) é "novidades interessantes", logo o verbo deve concordar com o sujeito em número no caso é plural. O sujeito do segundo verbo (instruir) é "que", ele retoma "novidades interessantes", logo o verbo deve concordar com "novidades interessantes" que é plural.
Gabarito B
Acertei pensado na lógica da ideia do tempo do verbo no (presente do subjuntivo ) possibilidade de ocrrer ,nao no futuro ,mas esta no processo de ocOrrer do presente ate o futura,desenvolvendo ,assim é marcado o PRESENTE DO SUBJUNTIVO.( QUE),marcacessa ideia.
A opção que completa corretamente as lacunas é:
B) surjam / instruam
Nessa frase, utiliza-se o verbo "surgir" na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo ("surjam") para expressar possibilidade. Já o verbo "instruir" deve estar conjugado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo para concordar com o sujeito implícito da oração ("novidades interessantes"). Portanto, a opção correta é a letra B: "surjam / instruam".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo