Considerando os conceitos de regulação, desregulação e re-re...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos entender o tema central: a regulação de mercados. Isso envolve conhecimentos sobre regulação, desregulação e re-regulação. Esses conceitos são fundamentais para compreender como o Estado interage com o mercado para corrigir falhas e promover eficiência econômica.
Resumo teórico:
Regulação: Refere-se à intervenção do governo no mercado para corrigir falhas, como externalidades negativas ou situações de monopólios naturais. Isso pode incluir a imposição de regras e diretrizes para proteger consumidores e garantir a competição.
Desregulação: É o processo de reduzir o papel do governo no mercado, dando mais autonomia ao setor privado. A ideia principal é simplificar normas e diminuir a burocracia.
Re-regulação: Ocorre quando, após um período de desregulação, o Estado percebe a necessidade de reintroduzir algumas regulações para evitar abusos de mercado ou corrigir novos problemas que surgiram.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa D está incorreta. Desregulação não se refere à substituição do papel do Estado de regulador para prestador de serviços. Na realidade, a desregulação implica na diminuição do papel regulador do Estado, permitindo que o setor privado tenha mais liberdade de atuação.
Análise das alternativas incorretas:
- A: Correta. A regulação é de fato necessária em casos de externalidades negativas, monopólios naturais e mercados defeituosos para garantir eficiência e justiça no mercado.
- B: Correta. A desregulação busca reduzir o papel do governo e dar maior autonomia ao setor privado, promovendo um ambiente mais competitivo e menos burocrático.
- C: Correta. Em certos mercados, é essencial que o regulador estabeleça barreiras para evitar a concentração de poder econômico e proteger empresas competitivas.
- E: Correta. A redução de economias de escala e a segmentação de atividades são partes do processo de desregulação, diminuindo a atuação econômica do Estado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A regulação pode ser necessária em mercados com externalidades negativas, assim como, em monopólios naturais e em mercados defeituosos.
A desregulação aparece com a ideia de reduzir o papel do governo e dar maior importância ao setor privado.
Em alguns casos, é necessário que o regulador estabeleça barreiras de entrada, para evitar a falência de empresas competitivas e a concentração do poder econômico.
d)CORRETA.
Pode-se entender como desregulação a tendência atual de substituição do papel do Estado, de regulador para prestador de serviços.
O problema Gabriel é que ele queria a incorreta
Meu Deus, que loucura o que essa "Estudante concurseira" comentou. Incrível como ela conseguiu tornar todas as alternativas que estavam certas, em erradas kkkkkk.
A questão pergunta qual a alternativa incorreta.
Sendo assim, a alternativa incorreta é a Letra D.
O processo de desregulação não envolve necessariamente o Estado atuando como prestador de serviços, mas sim a redução do seu papel como regulador.
A substituição do papel do Estado de regulador para prestador de serviços está mais relacionada a uma reconfiguração das funções do governo, onde o Estado pode decidir focar menos em regular certos setores e mais em fornecer diretamente serviços à população.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo