No quarto parágrafo, o emprego do travessão expressa uma rel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2407908 Português

Texto l


A prata é pior do que o bronze?


Daqui a uma semana os Jogos Olímpicos de Inverno começam em Pequim. Cerca de 3.000 atletas disputarão a competição mais importante de suas vidas. Poucos serão campeões, a maioria não subirá no pódio, e isso faz parte do esporte.

Não sei se você já reparou que, na entrega de medalhas, o terceiro lugar geralmente está sorrindo, enquanto a expressão do segundo colocado às vezes é de decepção. Por que a prata é vista por muitos competidores como sendo pior do que o bronze? Há anos, especialistas tentam explicar essa questão.

A resposta pode estar na cara, literalmente. Uma das pesquisas mais relevantes foi publicada em 1995 no Journal of Personality and Social Psychology.

O professor de psicologia Thomas Gilovich e seus colegas gravaram a reação de medalhistas de prata e de bronze durante os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 — quando os atletas descobriram suas colocações e na cerimônia de premiação. Depois, mostraram o vídeo a estudantes sem revelar as posições finais. A análise foi a de que, em geral, quem levou o bronze estava mais satisfeito.

Os pesquisadores também entrevistaram mais de cem medalhistas em uma competição amadora nos Estados Unidos e pediram que eles qualificassem a própria performance. Os que ficaram em terceiro pareciam mais felizes e aliviados por estarem no pódio, enquanto os vice-campeões se sentiam derrotados porque se compararam aos primeiros colocados. A sensação era a de que não ganharam a prata, mas, sim, perderam o ouro.

Outra pesquisa de 2006 na mesma publicação analisou a expressão facial de medalhistas de ouro, prata e bronze e dos que terminaram em quinto lugar na competição olímpica de judô em Atenas - 2004. Os terceiros colocados tinham um sorriso mais espontâneo, o que significa usar músculos da face que deixam os olhos apertados e geram os "pés-de-galinha". A reação dos medalhistas de prata, segundo aos autores, mostrou que eles estavam apenas sendo educados, não felizes. O famoso sorriso amarelo.

Um estudo feito pela London School of Economics após os Jogos Paraolímpicos de Londres de 2012 revelou resultados parecidos. Respostas emocionais influenciadas pelo que poderia ter acontecido, não pelo que de fato ocorreu. A margem da performance também era relevante: psicologicamente, ganhar a prata por pouco, em vez do bronze, seria menos decepcionante.

É possível ter empatia em situações cotidianas. Há quem fique feliz com o aumento de salário, mas talvez se desanime ao saber que o colega de escritório ganhou um ainda maior. Quem quer perder cinco quilos e emagrece seis comemora, mas, se a ideia era perder dez quilos e são cinco a menos na balança, a sensação pode ser de derrota.

Muitas vezes, O ser humano se diminui quando se compara, ou quando pensa no que poderia ter feito. Todos, em uma escala maior ou menor, já passaram por isso.

Em competições que envolvem disputa de terceiro lugar, o medalhista de bronze vem de uma vitória, enquanto o de prata, de uma derrota. No esporte, há várias formas de lidar com um segundo lugar. Alguns atletas transformam a decepção em combustível para treinar mais duro e tentar vencer na próxima. Outros reconhecem e apreciam o tamanho do feito que conquistaram após anos de dedicação. Mais uma lição que os Jogos Olímpicos nos ensinam sobre as emoções humanas.


Marina lIzidro

(Folha de São Paulo, 29 de janeiro de 2022)

No quarto parágrafo, o emprego do travessão expressa uma relação de sentido que pode ser explicitada pela seguinte palavra:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - especificamente.

Vamos entender o motivo dessa escolha e por que as outras alternativas estão incorretas.

O quarto parágrafo do texto é o seguinte:

“O professor de psicologia Thomas Gilovich e seus colegas gravaram a reação de medalhistas de prata e de bronze durante os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 — quando os atletas descobriram suas colocações e na cerimônia de premiação.”

O travessão utilizado no parágrafo expressa uma relação de explicação ou detalhamento. Nesse caso, o travessão introduz uma especificação de quando os atletas descobriram suas colocações e quando ocorreu a cerimônia de premiação. Portanto, a palavra que melhor substitui essa relação de sentido é "especificamente".

Vamos analisar as outras alternativas:

A - ocasionalmente

Esta palavra não se encaixa no contexto do parágrafo, pois "ocasionalmente" indica algo que acontece de vez em quando, o que não é o caso aqui. O travessão não está introduzindo uma circunstância ocasional, mas uma especificação.

B - invariavelmente

"Invariavelmente" quer dizer algo que ocorre sempre da mesma forma, sem variações. No contexto do parágrafo, não estamos falando de uma situação que ocorre sempre da mesma maneira, mas sim de uma situação específica. Por isso, essa opção está incorreta.

D - contraditoriamente

"Contraditoriamente" indica uma relação de oposição ou contradição. O travessão no parágrafo não introduz uma ideia oposta ou contraditória, mas sim um detalhamento específico sobre quando os atletas descobriram suas colocações e a cerimônia de premiação.

Portanto, a alternativa que melhor explicita a relação de sentido expressa pelo travessão é "especificamente".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

qual o erro da Letra A? Obrigado!

Gravaram especificamente quando os atletas descobriram suas colocações e na cerimônia de premiação

que não é uma situação Ocasional e sim especifica

doideira do canso

O professor de psicologia Thomas Gilovich e seus colegas gravaram a reação de medalhistas de prata e de bronze durante os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 especificamente quando os atletas descobriram suas colocações e na cerimônia de premiação

O professor de psicologia Thomas Gilovich e seus colegas gravaram a reação de medalhistas de prata e de bronze durante os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 ocasionalmente quando os atletas descobriram suas colocações e na cerimônia de premiação

qual tem mais sentido ? especificamente

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo